BUSCA

Psicologia e ciências filosóficas e teológicas em diálogo para a formação humana e cristã

Data de publicação: 02/12/2011

imprimir

Trailer



O fim é único para todas as ciências: a busca da verdade; todas são "servas" da verdade a ser conquistada sempre mais plenamente e com rigor científico.

Unidos pelo interesse de compreender a pessoa e de formá-la melhor, psicólogos, filósofos e teólogos reúnem na obra Pessoa e formação os conceitos fundamentais do método de estudo da pessoa (“humana” e cristã) elaborado pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana em seus 36 anos. E lançam esses conceitos rumo a ulteriores pistas a serem investigadas e desenvolvidas, após confrontá-los com os alcançados pelas escolas “irmãs” de Psicologia do profundo e por outros setores do saber (de modo particular, Filosofia e Teologia), igualmente interessados em perscrutar o mistério da humanidade.

A bagagem teórica do Instituto adquirida nesses 36 anos tem suas raízes na amostra da humanidade, já bastante relevante e pertencente aos vários continentes nos quais os diplomados trabalham: uma humanidade “diagnosticada”, “cuidada”, “acompanhada” a partir daquilo que ela é, e não daquilo que o pesquisador supõe que seja. A reflexão se concentra na práxis educativo-terapêutica e inspeciona os pontos nodais de todo caminho de crescimento e de Psicoterapia: identidade pessoal, interação com o mundo externo e conquista da própria verdade, imaginário interior, desejos e conflitos.

Organizada pelos psicólogos Alessandro Manenti, Stefano Guarinelli e Hans Zollner, a obra apresenta-se em três partes: na primeira, retoma muitas ideias de fundo da teoria da “antropologia da vocação cristã”, ideias que, na teoria, possuem significados específicos e correlatos; na segunda, coloca aquelas ideias à disposição de outros âmbitos do saber, mas que são afins ao psicológico, porque interessados no mesmo objeto material; na terceira, recolhe as contribuições sobre a prática educativa e psicoterapêutica. Parte da coleção Carisma & Missão, de Paulinas, obra revela-se indispensável para os que se dedicam à nobre e difícil tarefa da formação na vida religiosa consagrada.

Título: Pessoa e formação - Reflexões para a prática educativa e psicoterapêutica
Orgs.: A. Manenti, S. Guarinelli, H. Zollner
Coleção: Carisma & Missão
Formato: 13,5 x 20,0
464 págs.
Cód.: 519472
Preço: R$ 46,30

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados