BUSCA

A teologia em busca de cidadania plena

Data de publicação: 02/12/2011

imprimir

Trailer



Se não afirmar e demonstrar com decisão sua capacidade de dialogar com as ciências na busca da verdade, a teologia permanecerá como nada mais que um fóssil precioso para a cultura ocidental dentro dos muros da Igreja.

A teologia encontra-se hoje, de modo particular no Brasil, em uma situação ambígua, em termos de sua legitimidade como conhecimento. Apesar do reconhecimento dos cursos superiores como bacharelado em 1999, instaurando a chance de exercício legal e politicamente legítimo, a ligação entre teologia e Igrejas tem impossibilitado qualquer avanço nessa discussão, sob a alegação da separação Igreja e Estado.

Mas é inegável o papel social da religião quando se trata de ponderar sobre temas urgentes no âmbito da política, da cidadania e da bioética. Estes pedem, porém, uma reflexão mais profunda que ultrapasse o meramente técnico. E esta será tanto mais benéfica quanto maior for o reconhecimento acadêmico da teologia como contribuição religiosa crítico-construtiva a tais debates. O livro Teologia Pública reflexões sobre uma área de conhecimento e a sua cidadania acadêmica quer ser um registro das proposições e dos debates que ocorrem a respeito nos âmbitos da comunidade acadêmica, da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) e dos órgãos governamentais responsáveis pelo ensino superior.

Organizada pelos professores Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos, a obra debate o lugar público do profissional dessa área de saber e o que o distingue do cientista da religião. Debruça-se sobre questões como em que medida os recentes pareceres técnicos do Conselho Nacional de Educação (CNE) contribuem para definir e salvaguardar o caráter acadêmico dessa sabedoria milenar e por que são deletérios os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que visam regulamentar a profissão do teólogo.

Teologia pública - Reflexões sobre uma área de conhecimento e sua cidadania acadêmica
Orgs.: Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos
Coleção: Religião e Universidade
Formato: 16,5 x 24,0
336 págs.
Cód.: 518565
Preço: R$ 31,80

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados