BUSCA

Poema "O Uraguai" recebe versão em prosa por Paulinas

Data de publicação: 21/11/2011

imprimir

Trailer



Obra tem a audácia de inserir em nossa literatura a presença do indígena - rústico, sim, mas orgulhoso, autêntico, guerreiro e articulado.

Considerado o mais significativo e influente poema épico do idioma português desde Os Lusíadas, de Camões, o poema O Uraguai é o título que representa o Brasil na coleção Clássicos do Mundo, de Paulinas Editora, contado em prosa por Luiz Galdino. A seu modo, no seu tempo, a obra de Basílio da Gama é considerada um marco decisivo na formação da nossa Literatura. Com ela, que não poupa críticas aos jesuítas e aos guaranis, considerados inimigos do reino, o poeta teve anulada sua condenação a degredo em Angola e foi nomeado escrivão do reino.

O assunto da obra é a expedição de portugueses e espanhóis, unidos contra as missões jesuíticas (Os Sete Povos das Missões) no sul do Brasil, para fazer valer o Tratado de Madri que determinava de novo (Tordesilhas não deu certo!) quais terras pertenciam a Portugal e quais, à Espanha. Ocorre que naquela época a figura política de maior expressão em Portugal era o Marquês de Pombal, que disseminou verdadeira perseguição à Companhia de Jesus e viu no Tratado mais oportunidade de expulsar os jesuítas da Colônia, além de angariar mais terras para a Metrópole. No entanto, quando lemos a obra de Basílio, nos defrontamos com um poeta fazendo apologia à política perseguidora do Marquês, como disse, pura sujeição para não ser deportado a Angola.

Além de uma medida ideal para o tamanho e a versificação do poema, O Uraguai inova em sua constituição quando escolhe para assunto tema ideológico e apresenta o indígena brasileiro não como matéria de curiosidade e exotismo, mas como “matéria poética”, quando valente e convicto de seus direitos afirma: “Esta terra tem dono!”. Já a presente criação em prosa do épico de Basílio da Gama tem o preciso mérito de ser narrativa que se expressa com acentuada elegância verbal, sempre reverente à força literária da obra matriz. Ao associar as passagens do poema com bem pontuadas considerações históricas, Luiz Galdino dimensiona o conhecimento do leitor no sentido de uma apropriação mais intensa e prazerosa de O Uraguai. Mergulhado na triste porém fascinante saga dos índios das Missões, o ilustrador Daniel Araujo conseguiu captar com vigor a importância do episódio para nossa História.

O Uraguai - da obra de Basílio da Gama
Contado por: Luiz Galdino
Ilustrações: Daniel Araujo
Coleção: Clássicos do Mundo
152 págs.
Formato: 15,5 x 20,0
Cód.: 519154
Preço: R$ 31,00 

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

Amoris Laetitia em questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais
Amoris Laetitia é Exortação pós-sinodal escrita pelo papa Francisco que aborda o amor em família e é analisada por especialistas neste livro organizado por Leonardo Agostini Fernandes.

Com Deus nada é impossível
O livro oferece roteiros para encontros celebrativos, contemplando os mistérios gozosos a partir do evangelho, além de ladainhas, consagração e celebração da oração de nossa senhora.

Lancheira gostosa e nutritiva!
Lançamento da Paulinas Editora, o livro “Lancheira gostosa e nutritiva!” apresenta receitas fáceis e saborosas elaboradas com a inspiração de um coração materno, mas supervisionadas pelo olhar de uma nutricionista.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados