BUSCA

De Lima Barreto, Policarpo Quaresma ganha versão por Paulinas

Data de publicação: 21/11/2011

imprimir

Trailer



Dinâmico retrato de nossa história nacional, espécie de síntese resistente da literatura, obra apresenta expressivo painel da época, marcada pela corrupção e desmandos dos políticos em um país estagnado, entregue a segmentos sociais dominantes, mas submissos ao capital financeiro internacional.

Triste fim de Policarpo Quaresma é o mais conhecido e elogiado romance do escritor Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922). Por suas ideias e gestos visionários, seu protagonista, o major Quaresma, era um Dom Quixote à brasileira: vestiu a realidade de uma visão sublime, uma visão que o condenou e o ridicularizou, mas que, também, revelou nas entrelinhas do enredo a tacanhice, a limitação, o egoísmo de uma sociedade que sabia muito pouco sobre o que é se ter um ideal. Agora, esta história, traduzida para vários idiomas e que mereceu tantas adaptações, é recontada pelo escritor Luiz Galdino para a série infantil da coleção Clássicos do Mundo, de Paulinas Editora.

Policarpo Quaresma das crianças narra as desventuras desse extremado ufanista, homem apaixonado pelo Brasil, desesperado, comprometido com a salvação do País. Quaresma quer fazer do tupi o idioma nacional, idolatra a moda de viola, para ele a mais perfeita expressão musical do planeta. Adota o comportamento excêntrico de cumprimentar as pessoas chorando, se descabelando como faziam os tupinambás. Ridicularizado e afastado do trabalho, empreende-se na agricultura a fim de provar que o Brasil é uma terra onde tudo dá. E no sítio do Sossego, vê seu empreendimento ir à bancarrota por causa da política, da hipocrisia e das saúvas. Atropelado pelos contratempos, vítima da ingenuidade e do ufanismo, Major Quaresma é acusado de traição.
 
No lançamento da obra, Lima Barreto foi criticado por utilizar uma linguagem coloquial. Nesta adaptação, Luiz Galdino transformou um texto excessivamente descritivo em uma obra plena de diálogos. E arrisca dizer que o mestre não perde, e as crianças ganham muito mais. Daniel Araujo, o ilustrador, fez um trabalho cuidadoso de pesquisa sobre o Brasil da época, representando os personagens com traços marcantes até mesmo caricatos e conferiu ao Policarpo uma candura tão evidente, que o leitor certamente se apaixonará.

Título: Policarpo Quaresma das Crianças – da obra de Lima Barreto
Contado por: Luiz Galdino
Ilustrado por Daniel Araujo
Coleção: Clássicos do Mundo - série Infantil
Formato: 15,5 x 20,0
264 págs.
Código: 517313
Preço: R$ 46,80

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados