BUSCA

Teologia e Ciências da Religião rumo à maioridade acadêmica

Data de publicação: 03/10/2011

imprimir

Trailer



A entrada destas disciplinas no mundo acadêmico é uma riqueza para a universidade e para a religiosidade, a crença e as religiões no Brasil.

A entrada oficial da Teologia e das Ciências da Religião na academia é uma riqueza para a universidade brasileira e para a religiosidade, a crença e as religiões no Brasil. Foi importante para o aprofundamento da especificidade do fenômeno religioso no país e para a constituição de uma área acadêmica dedicada ao seu estudo. A religiosidade e a religião passam a ter interesse pelo que são e pela influência social, política, econômica e cultural na existência humana, em geral, e na vida de um povo, em particular. Os distintos prismas a partir dos quais o fenômeno religioso é estudado passam a ser debatidos nos vários fóruns do mundo acadêmico nacional.

A obra Teologia e Ciências da Religião - A caminho da maioridade acadêmica no Brasil mostra o resultado dos dois primeiros congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião, ANPTECRE (USP, em 2008, e PUC Minas, em 2009, fóruns privilegiados que mostraram a grande diversidade do que é pesquisado sobre o tema nos distintos programas de pós-graduação no Brasil neste início do século XXI.

Organizados pelos professores Geraldo De Mori e Eduardo da Cruz, os textos deixam perceber que muitas questões permanecem em aberto – e assim deve ser – tanto do ponto de vista material quanto do ponto de vista formal, seja por causa do objeto de estudo, a saber, a(s) religião(ões), o sagrado, a crença etc., seja por causa dos caminhos tomados para compreendê-lo, a saber, o da(s) Teologia(s), o da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Os dois primeiros congressos da ANPTECRE representados nesta obra são marcos desse ingresso na academia, um esforço sustentado não só para responder às críticas dos inimigos desse ingresso, como estabelecer parâmetros de excelência para manter vivo o debate entre Teologia e Ciências da Religião agora e para o futuro.

Teologia e Ciências da Religião - A caminho da maioridade acadêmica no Brasil
Orgs.: Eduardo R. da Cruz e Geraldo De Mori
Coleção: Estudos da Religião
Formato: 15,5 x 23,0
256 págs.
Código: 518549
Preço: R$ 25,90

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados