BUSCA

Em debate, o futuro da teologia nossa de cada dia

Data de publicação: 13/09/2011

imprimir

Trailer



O panorama é, antes, o de uma intuição brumosa que se adivinha entre as muitas formas de ver diversas e em evolução constante. Será preciso dar tempo ao tempo para que o horizonte vá se esclarecendo, mas, em todo caso, acreditamos que a busca que este volume representa significa a atualização desse debate

Para onde está, talvez, caminhando a teologia que se propõe sincera e corajosamente a responder às exigências da evolução radical desta sociedade plural e pluralista? Para onde pode ir? Para onde parece que irá? Que papel teriam nelas os pobres, a regra de ouro e a opção pelos pobres? Mediante uma consulta dirigida a uma seleção de teólogos de diferentes religiões, de todo o mundo, têm-se as respostas para estas e outras questões, reunidas em Por uma teologia planetária, uma obra escrita para todos aqueles que estão inquietos sobre o futuro da teologia.

A proposta da coletânea, organizada pelo teólogo José María Vigil, é de avançar rumo a uma teologia que saia do gueto de sua própria confissão religiosa, para ser capaz de falar a toda a sociedade, esta sociedade que cada vez é mais religiosamente plural. Hoje, a teologia estritamente monoconfessional está condenada a não ser ouvida, talvez até não ser sequer entendida pela sociedade em conjunto. O balanço, nesta obra, não é apenas positivo, mas entusiasmante: a teologia se move, está evoluindo, se arrisca, se autoquestiona, se pergunta sobre as transformações que tem de realizar para ser teologia de hoje, e teologia do futuro.

A primeira conclusão é que não se vislumbra como previsível um caminho único para a evolução da teologia. E o futuro parece se encaminhar rumo a um modelo pluralista, pluriconfessional, inter-religioso ou multirreligioso, ou até transreligioso. Há os que falam também de uma teologia pós-religional (religiosa, porém além das religiões, em um plano mais profundo). Todos esses profissionais oferecem aqui páginas dignas de serem estudadas e meditadas, para um bom discernimento. Espera-se que a conclusão do leitor seja a de que correm bons tempos para a teologia, tempos de efervescência, de mutação, de novas propostas, de experiências arriscadas, de futuro aberto.

Título: Por uma teologia planetária
Org.: José María Vigil
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 296
Código: 519669
ISBN: 9788535628708
Preço: R$32,50

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados