BUSCA

Religião e Educação para a cidadania em debate

Data de publicação: 06/09/2011

imprimir

Trailer



Na nova configuração, o ER é reconhecido como um direito de todo cidadão, e todo professor é desafiado a crescer, gerando o diálogo, a reverência na diversidade das diferentes culturas...

Religião e Educação para a cidadania foi o tema do 24º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER, realizado em junho em Belo Horizonte, MG. Na coletânea homônima organizada por Pedro A. Ribeiro de Oliveira e Geraldo De Mori, os autores retomam em nova conjuntura o debate cuja atualidade é dada pelas discussões sobre a legitimidade do Ensino Religioso num Estado laico, ancoradas especialmente em dois fatos recentes: o reconhecimento da Teologia pelo Ministério da Educação, em 1999, e o projeto de reconhecimento legal da profissão de teólogo, em tramitação no Congresso Nacional.

Mas o papel desempenhado pela religião e pela educação na formação da cidadania - problema de fundo da questão sobre essa legitimidade - traz implicações teóricas que interessam não somente à Teologia e/ou à Ciência da Religião, mas também à Filosofia, às Ciências Políticas e Sociais, à Pedagogia e a todos os que se empenham por uma sociedade realmente democrática, na qual toda a população seja coparticipante das decisões públicas.

Escrito como subsídio para aviar uma discussão que, certamente, não para aqui, o livro divide-se em duas partes complementares. A primeira trata a temática geral da religião e da educação para a cidadania. A segunda foca mais especialmente a questão do ensino religioso, a relação entre Teologia e Ciência da Religião e a Teologia como profissão. Tanto o livro quanto o Congresso foram pensados para, mais do que uma apresentação de resultados, virem a constituir-se patamar seguro para o desenvolvimento da pesquisa.

Título: Religião e Educação para a cidadania
Orgs.: Pedro A. Ribeiro de Oliveira e Geraldo De Mori
Editora: Paulinas
Formato: 14 x 21 cm
288 págs.
Cód.: 519367
Preço: R$ 28,80

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados