BUSCA

Bioética e pesquisa em seres humanos

Data de publicação: 05/05/2011

imprimir

Trailer



Infelizmente, ainda faltam para o Brasil instrumentos para exigir uma aplicação correta e uma fiscalização das normas a serem observadas nas pesquisas científicas.

A biomedicina apresenta-se como um dos ramos mais promissores da biotecnologia. Isso significa que é fundamental conhecer as suas possibilidades e aplicações na vida prática do ser humano. Não se trata de uma utopia científica, mas uma realidade sempre mais perto de nós e que, se bem usada, poderá ser de grande benefício para a humanidade. Entretanto, apesar dos esforços em elaborar e divulgar normas, declarações e diretrizes éticas para regulamentar as pesquisas biomédicas em seres humanos, até o momento não existem instrumentos totalmente eficazes que garantam a segurança, a integridade e a dignidade das pessoas sujeitos de pesquisas.

Disposto a contribuir para o aprofundamento de princípios da ética no agir do homem no campo das pesquisas biomédicas, Luiz Antonio Bento escreveu Bioética e pesquisa em seres humanos. No seu conjunto, o texto afronta problemas conexos ao desenvolvimento do progresso biotecnológico; acolhe a peculiaridade da abordagem concernente a questões de bioética; interpela sobre a necessidade de uma resposta convincente às perguntas éticas suscitadas no universo das pesquisas em seres humanos; e apresenta aspectos éticos das diretrizes internacionais e nacionais que regulamentam as pesquisas no Brasil.

O autor defende que o respeito ao ser humano não pode ser subordinado ao interesse das ciências e da atividade experimental e pede atenção para evitar que indústrias tirem proveito da falta de legislação em certos países do Terceiro Mundo e da falta de esclarecimento de populações desprotegidas e dispostas a grandes riscos por pequenas compensações econômicas.. Deve-se avançar segundo os limites éticos estabelecidos pelo respeito natural devido ao sujeito em pesquisa e às normas sobre pesquisas com seres humanos. O princípio fundamental que constitui a ética é: o outro não é objeto, mas sujeito com direitos, inclusive direito a uma dignidade inviolável. O que sustenta e fundamenta os direitos, a dignidade e o valor do outro é a própria vida e a sua liberdade de viver plenamente, sem nenhum tipo de ameaça.

Título: Bioética e pesquisa em seres humanos
Autor: Luiz Antonio Bento
Coleção: Ética
Formato: 13,5 x 20,0
104 págs.
Código: 518646
ISBN: 9788535627954
Preço: R$ 22,50
 

Sala de Imprensa
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados