BUSCA

Filosofia, ética e educação por uma ciência da paz

Data de publicação: 23/03/2011

imprimir

Trailer



A paz é fruto indissociável da justiça, da solidariedade e da educação responsável.

Complexa e crescente, a realidade da violência questiona a todos nós. Não é possível aceitá-la sem, no mínimo, problematizá-la e buscar o porquê de tanto desrespeito aos direitos humanos. Paz não é simples slogan de passeatas nem apenas ausência de guerras; tampouco é simples estado de espírito. É compromisso inadiável, responsável e solidário. É fruto indissociável da justiça, da solidariedade e da educação responsável. É atitude. É processo educacional. É diálogo. É enfrentamento de conflitos.

O fenômeno da violência merece urgente análise para uma tentativa de compreensão da natureza humana em sua totalidade. Para contribuir com o debate, a reflexão e a investigação, especialmente junto à comunidade acadêmica, o livro Filosofia, ética e educação -  Por uma cultura da paz se propõe a considerar, do ponto de vista da filosofia, a cultura da paz.

O livro nasceu do intento de ampliar a repercussão do tema “Paz, justiça, direitos humanos e educação”, discutido em 2009 na revista Conjectura: filosofia e educação, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os professores Paulo César Nodari e Everaldo Cescon reuniram a esses textos outros de autores igualmente renomados em suas áreas específicas de formação e atuação, vinculados a diferentes instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

Título: Filosofia, ética e educação - Por uma cultura da paz
Orgs.: Paulo César Nodari e Everaldo Cescon
Coleção: Philosophia
Formato: 15,5 x 23,0 - Págs.: 456
Cód.: 518387 - ISBN: 9788535627633
Preço:R$36,80

Sala de Imprensa
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados