BUSCA

Por onde caminha a opção da Igreja pelos pobres?

Data de publicação: 23/02/2011

imprimir

Trailer



Na mensagem de Jesus e da sua obra, os pobres ocupam o lugar de maior visibilidade. Ele próprio nasceu e cresceu no meio dos pobres, falou para os pobres, curou os pobres, escolheu os seus apóstolos entre os pobres, morreu como o mais pobre, despojado de tudo o que é humano.

A opção preferencial pelos pobres é uma das características do rosto da Igreja na América Latina, mas obriga-a a definir o que significa hoje a categoria pobre, afinal, exceto nos casos extremos das grandes fortunas e da extrema miséria, ricos e pobres em geral se consideram como de “classe média”. Esta é a questão fundamental que a obra Opção pelos pobres no século XXI tenta responder, por meio de uma abordagem pluridisciplinar, iluminando o tema a partir de diferentes enfoques, que permitem superar aquela visão ingênua e dar um tratamento teoricamente consistente a esse problema pastoral.

Escrito com a contribuição de pesquisadores das mais diversas áreas, o livro organizado pelo professor de Sociologia da Religião, Pedro A. Ribeiro de Oliveira, além de apresentar uma visão científica e pluridisciplinar da realidade atual (ver), busca na abordagem bíblico-teológica iluminação e fundamentação para a ação (julgar) e retira das experiências de superação da pobreza o aprendizado para a ação transformadora (agir). Assim, abre caminhos para quem faz da política seu campo preferencial para a prática da fé cristã.

A obra é uma iniciativa da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” - Cefep, que carinhosamente se debruçou sobre esta temática tão complexa, oferecendo elementos de reflexão aos que procuram ser fiéis seguidores de Jesus de Nazaré e lutam pela construção do seu reino de justiça e de paz. O que devemos ter sempre em mente é que a história econômica nos trouxe um novo complicador ao mostrar que a pobreza pode não diminuir ao aumentar a produção de bens e serviços. Com a palavra os cristãos!

Título: Opção pelos pobres no século XXI
Org.: Pedro A. Ribeiro de Oliveira
Coleção: Cidadania
Formato: 14,0 x 21,0
280 págs.
Cód.: 518280
ISBN: 9788535627510
Preço: R$ 28,80


Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Roberta Molina, Paula Oliveira
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados