BUSCA

Juventude - Protagonismo e religiosidade

Data de publicação: 09/08/2013

imprimir

Trailer



A obra Juventude: protagonismo e religiosidade foi pensada a partir do pulsar juvenil do Contestado (1912-1916), uma região do estado de Santa Catarina, campo de conflitos no começo do século XX. Na sua versão de mística e resistência popular, o Contestado é aqui resgatado como uma referência importante daquela significativa parcela da juventude, outrora violentada e silenciada, que, aos poucos, nos seus descendentes jovens, volta a sonhar, se organizar e se mobilizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis para o seu cotidiano e à sociedade. A obra procura desvendar heranças culturais e religiosas, incorporar mitos, aspectos históricos, religiosos, existenciais e identitários dos jovens de outras épocas e nações cuja herança se faz, de alguma forma, presente na realidade dos jovens de hoje.

O autor apresenta de maneira crítica, utópica e realista uma nova forma de compreender a juventude, partindo dos diversos “olhares” presentes na literatura sobre juventude. Procura valorizar e interpretar as diferentes realidades da juventude, considerando elementos geográficos, históricos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, teológicos, entre outros.

Juventude: protagonismo e religiosidade abre os horizontes de uma nova mentalidade, que reconhece o valor da religiosidade e do protagonismo juvenil na edificação de uma nova sociedade, solidária, democrática, plural, sustentável, igualitária e fraterna, na qual caibam todos os jovens.

Título: Juventude
Subtítulo: Protagonismo e religiosidade
Autor: Gilberto Tomazi
Editora: Paulinas
Coleção: Juventudes
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 328
Código: 524115
ISBN: 9788535635706
Preço: R$ 32,30

O Autor
Gilberto Tomazi, natural de Salto Veloso (SC), é pedagogo, teólogo, doutor em Ciências da Religião. Foi reitor do Seminário de Teologia, coordenador de Pastoral e ecônomo da Diocese de Caçador (SC). Foi assessor das Pastorais da Juventude do Regional Sul IV. É professor universitário desde 2001. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Juventude da FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina). Sacerdote católico atua em Pinheiro Preto (SC) e em Caçador (SC). Com uma centena de artigos em jornais e revistas, é autor de três peças de teatro e dos livros: Mística do Contestado e Caminhos de esperança (organizador).


Contato para imprensa
Roberta Molina
Fone: 55 11 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Natal, Deus conosco - Canções Celebrativas
As canções do álbum “Natal, Deus conosco” querem anunciar a mesma mensagem porque o Natal não mudou. Jesus é a novidade de hoje e será a de sempre.

Padre Agnaldo José lança single em honra ao Doce Coração de Maria
Com participação de Fátima Souza, a composição de Pe. Agnaldo José e Pe. Paulo Sérgio de Souza homenageia a primeira discípula do Senhor. Com ela, aprendemos a cantar o Magnificat em louvor aos feitos de Deus em nossas vidas.

Catequese em família com Padre Zezinho, scj
Resumo: A série “Catequese em Família”, com uma linguagem didática e objetiva, aborda situações concretas do cotidiano dos casais e filhos. As inspirações desta primeira temporada partem do livro “Amores que deram certo”.

Antônio Cardoso lança single sobre a conscientização a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.
O cantor Antônio Cardoso acaba de lançar o single “Sob a luz dos mártires da fé (Um pacto pela Amazônia)” inspirado nesse compromisso solene e na missão de levar, através da música, à conscientização sobre a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.

Nos passos de Santa Cecília e o encontro do " Vinil ao Digital".
Por ocasião do dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, vamos refletir sobre a música cristã e o seu relevante papel na liturgia e atividades pastorais.Confira também como foi o encontro do “Vinil ao Digital”.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados