BUSCA

Juventude - Protagonismo e religiosidade

Data de publicação: 09/08/2013

imprimir

Trailer



A obra Juventude: protagonismo e religiosidade foi pensada a partir do pulsar juvenil do Contestado (1912-1916), uma região do estado de Santa Catarina, campo de conflitos no começo do século XX. Na sua versão de mística e resistência popular, o Contestado é aqui resgatado como uma referência importante daquela significativa parcela da juventude, outrora violentada e silenciada, que, aos poucos, nos seus descendentes jovens, volta a sonhar, se organizar e se mobilizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis para o seu cotidiano e à sociedade. A obra procura desvendar heranças culturais e religiosas, incorporar mitos, aspectos históricos, religiosos, existenciais e identitários dos jovens de outras épocas e nações cuja herança se faz, de alguma forma, presente na realidade dos jovens de hoje.

O autor apresenta de maneira crítica, utópica e realista uma nova forma de compreender a juventude, partindo dos diversos “olhares” presentes na literatura sobre juventude. Procura valorizar e interpretar as diferentes realidades da juventude, considerando elementos geográficos, históricos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, teológicos, entre outros.

Juventude: protagonismo e religiosidade abre os horizontes de uma nova mentalidade, que reconhece o valor da religiosidade e do protagonismo juvenil na edificação de uma nova sociedade, solidária, democrática, plural, sustentável, igualitária e fraterna, na qual caibam todos os jovens.

Título: Juventude
Subtítulo: Protagonismo e religiosidade
Autor: Gilberto Tomazi
Editora: Paulinas
Coleção: Juventudes
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 328
Código: 524115
ISBN: 9788535635706
Preço: R$ 32,30

O Autor
Gilberto Tomazi, natural de Salto Veloso (SC), é pedagogo, teólogo, doutor em Ciências da Religião. Foi reitor do Seminário de Teologia, coordenador de Pastoral e ecônomo da Diocese de Caçador (SC). Foi assessor das Pastorais da Juventude do Regional Sul IV. É professor universitário desde 2001. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Juventude da FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina). Sacerdote católico atua em Pinheiro Preto (SC) e em Caçador (SC). Com uma centena de artigos em jornais e revistas, é autor de três peças de teatro e dos livros: Mística do Contestado e Caminhos de esperança (organizador).


Contato para imprensa
Roberta Molina
Fone: 55 11 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

LAVE AS MÃOS - Não dê carona ao “Corona” é o novo clipe e single da Bellinha a Ovelhinha
Com uma música educativa e divertida, Bellinha a Ovelhinha recorda as crianças sobre a importância de lavar bem as mãos e outras formas de evitar o contágio do COVID-19.

Cantando com Nossa Senhora: série de lives com artistas da gravadora Paulinas-COMEP
Os artistas da gravadora iniciam, neste 11 de maio, lives pelo Instagram. Sempre em duplas, os músicos se encontrarão, às 20h, em seus perfis pessoais na rede social ou de seu ministério.

“Meu irmão corre atrás dos dinossauros” vence festival europeu de cinema na categoria “escolha da audiência entre os jovens”
Filme “Meu irmão corre atrás dos dinossauros” vence festival europeu de cinema na categoria “escolha da audiência entre os jovens”

Sou mãe na pandemia. E agora?
Dicas para mães de primeira viagem que se viram em quarentena com filhos pequenos ou recém-nascido.

60 anos da gravadora Paulinas-Comep é destaque da revista da Abramus
Os 60 anos da gravadora Paulinas-Comep é destaque em matéria na revista da Abramus - Associação Brasileira de Música e Artes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados