BUSCA

O desafio do saber teológico diante das inquietações sociais

Data de publicação: 17/02/2011

imprimir

Trailer



A pergunta fundamental que surge do chão latino-americano e caribenho ainda é: "De que maneira falar de um Deus que se revela como amor, numa realidade marcada pela pobreza e opressão?

A teologia saiu dos espaços restritos da formação eclesiástica e foi ocupando tanto o lugar acadêmico quanto da formação das comunidades cristãs, inclusive traduzindo-se para segmentos populares. Diante da predominância, hoje, de uma lógica individualista, da mercantilização e privatização das esferas de valor e das diversas áreas como o afeto, a cultura, a política, a religião, não pode a fé ficar reduzida ao campo da experiência subjetiva ou a essa lógica. A teologia deve dialogar, ser discente, aprendiz, para que possa ser docente e educadora.  Deve ser uma teologia pública que comunica, ouvindo e dizendo, aprendendo e ensinando.

Sob diferentes enfoques, teólogos, cientistas da religião e pesquisadores de diversas áreas das ciências sociais escreveram a obra Teologia e Sociedade, em que buscam abrir esse horizonte, mostrar a relevância desse discurso e a necessidade de diálogo com os diversos saberes que se debruçam para compreender a dinâmica da vida social, sem, contudo, abrir mão da crítica e do profetismo inerentes ao teor teológico.

A discussão dos especialistas, organizada pelos professores Paulo Agostinho Nogueira Baptista e Wagner Lopes Sanchez, estrutura-se em três eixos. O primeiro, de caráter histórico e epistemológico, problematiza a relação entre teologia e sociedade. O segundo lança o olhar da teologia sobre as várias dimensões da sociedade em diálogo com as diversas áreas. O terceiro eixo apresenta as implicações éticas do discurso teológico sobre a sociedade.

A expectativa dos autores é que o livro, agora editado por Paulinas, seja subsídio importante no ensino da teologia nos diversos cursos de graduação da área das ciências sociais e favoreça uma reflexão teológica aberta e interdisciplinar, que contribua para o desenvolvimento, no futuro, de uma teologia da sociedade.

Título: Teologia e Sociedade
Subtítulo: Relações, dimensões e valores éticos
Orgs.: Paulo Agostinho Nogueira Baptista e Wagner Lopes Sanchez
Coleção: Teologia na Universidade
Formato: 17,0 x 24,0
Páginas: 232
Código: 518131 - ISBN: 9788535627381
Preço: R$ 33,90

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Roberta Molina, Paula Oliveira
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados