BUSCA

Ecologia e teologia, juntas para um outro mundo possível

Data de publicação: 15/02/2011

imprimir

Trailer



Marcante foi o encontro de etnias ancestrais de índios amazônicos com índios da Índia, que simbolizou a globalização iniciada no século XVI de forma nova e deu seu recado: "Estamos aqui, com nossas formas de vida, com nossa medicina, com nossa espiritualidade.

Um planeta ferido: ultimamente é o que mais se conversa, se escreve, se constata. É doloroso reconhecer que nossas ações nesses últimos dois séculos de progresso, tecnologia, de mercado e de consumo cada vez mais intensos são parte desse problema. É possível revertermos esse quadro? Como? Na cidade de Belém do Pará, “portal” da Amazônia, o III Fórum Mundial de Teologia e Libertação, reunido em janeiro de 2009, e antecedendo a terceira edição do Fórum Mundial Social, gritou mais uma vez: “Sim, outro mundo é possível.”

O livro Nosso planeta, nossa vida - Ecologia e teologia, agora lançado por Paulinas Editora, bebe das intervenções ali ocorridas, revelam a riqueza dos muitos workshops, paineis e conferências. Teólogos, pesquisadores e ecologistas de todos os continentes, comprometidos com a sustentabilidade do planeta, de acordo com o projeto de Deus, juntaram-se às culturas indígenas ancestrais de diversos continentes e estão por trás das reflexões sobre a relação entre teologia e ecologia. Como resultado, propõem uma verdadeira ecoteologia.

A partir da exuberância da Amazônia, e atentos às feridas e dores da Terra, inclusive da própria Amazônia, apresentam-se aqui, texto após texto, não só questões críticas, mas possibilidades criativas para realizar o sonho de outro mundo possível. No livro organizado pelos teólogos Luiz Carlos Susin e Joe Marçal G. Santos, há um fio condutor de textos e autores que se sucedem: as dores de parto da criação, que dão fundamento à esperança e à ação, dores teologicamente refletidas. Abre o livro, a Declaração Universal do Bem Comum da Terra e da Humanidade, de Leonardo Boff e Miguel de Escoto.


Título
: Nosso planeta, nossa vida - Ecologia e teologia
Orgs.: Luiz Carlos Susin e Joe Marçal G. dos Santos
Formato: 15,5 x 23,0
322 págs.
Código: 518344 - ISBN: 9788535627572
Preço: R$ 35,80

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Roberta Molina, Paula Oliveira
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados