BUSCA

Educomunicação: por uma educação que entenda as novas gerações

Data de publicação: 10/02/2011

imprimir

Trailer



"Manter o jovem numa escola que o compreenda, no médio prazo, terá impacto, inclusive, no desenvolvimento econômico e social de um país que já sofre com a baixa escolarização de seus trabalhadores."

No universo da educação muito já foi pensado e pouco se tornou política pública e perdurou. O trabalho por projetos, a interdisciplinaridade, as habilidades e competências, as possibilidades abertas pela Lei de Diretrizes e Bases não são novidades. Viabilizá-las é, sim, o grande desafio. Eis o ouro que representa o brilhante estudo do professor Ismar de Oliveira Soares, um dos responsáveis pela criação, na Universidade de São Paulo, da Licenciatura em Educomunicação: traz uma peça importante do quebra-cabeça de como tornar esse desafio possível.

Sua obra Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação – contribuições para a reforma do Ensino Médio discute esse campo de ação emergente na interface entre os tradicionais campos da educação e da comunicação, que se apresenta como um excelente caminho de renovação das práticas sociais que objetivam ampliar as condições de expressão de todos os segmentos humanos, especialmente da infância e da juventude. Editado por Paulinas, o livro encontra-se em sintonia com o “Programa mais Educação”, do MEC, que escolheu a Educomunicação como um dos macrocampos do projeto Ensino Médio Inovador, discutindo caminhos para tornar a educação uma experiência significativa para as novas gerações.

Soares apresenta uma síntese das pesquisas do Núcleo de Comunicação e Educação da USP em torno do conceito e de suas áreas de intervenção social. Propõe um debate sobre a relação entre juventude, educação e práticas educomunicativas no contexto dessas discussões sobre a política educacional proposta pelo MEC. A ideia é se chegar a um projeto de educação que caminhe no mesmo ritmo que o mundo dos jovens, que acompanhe suas transformações e que os entenda. E não dá para entendê-los, sem sequer escutá-los.

Título: Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação - contribuições para a reforma do Ensino Médio
Autor: Ismar de Oliveira Soares
Coleção: Educomunicação
Formato: 15,5 x 23,0 104 págs.
Cód.: 518298 - ISBN: 9788535627527
Preço: R$ 22,40
 

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Roberta Molina, Paula Oliveira
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados