BUSCA

Teologia e Arte: apresentar a vida no contexto de Deus

Data de publicação: 02/03/2011

imprimir

Trailer



"Ao abrir os olhos, ver a paisagem da janela de seu quarto, o azul do céu, o sol, a chuva, o homem está comungando com Deus, recorre a Ele eternamente, sempre, faz dele o amigo, o confidente, reza com Ele e para Ele..."

No contexto da reflexão sobre a contribuição da teologia ao mundo contemporâneo, existe a exigência de colocar em discussão a relação entre teologia e arte ou entre Deus e a Beleza. Teologia e Arte - Expressões de transcendência, caminhos de renovação, mais uma obra de Paulinas Editora, chega para contribuir com essa discussão importante e urgente para um tempo que, além de haver aprisionado a verdade na injustiça, tem manipulado a nossa concepção de beleza, destituindo a experiência estética de sua dimensão transcendental.

Organizados pelas professoras Ceci Baptista Mariani e Maria Angela Vilhena, os textos são assinados por pesquisadores que entendem que as duas “ciências”, mesmo sendo dois modos diferentes de articular a experiência do real, possuem proximidades e identidades. Assim, querem anunciar ao jovem que escolhe a arte como lugar de realização pessoal e profissional que “teologia e arte têm tudo a ver”, e que, quando a teologia se aproxima da arte e a arte da teologia, nasce uma obra capaz de falar sobre a vida no contexto de Deus.

Atenta à epistemologia e à ética, eles percorrem as muitas possibilidades do diálogo artístico-teológico e contribuem para despertar uma sensibilidade nova frente aos desafios de nosso tempo. A primeira parte da obra procura refletir sobre categorias de análise oferecidas à arte, tanto pela teologia como pela filosofia; a segunda explora os múltiplos caminhos que nascem do encontro entre teologia e arte, e que ganham expressão na literatura, na arquitetura, na imaginária religiosa, na pintura, na música; e a terceira parte aprofunda o sentido da dignidade do humano, com seus desafios éticos, e oferece pistas para pensar a verdadeira liberdade, chamando a atenção para a justiça que implica o cuidado com o mais frágil.

Título: Teologia e arte - Expressões de transcendência, caminhos de renovação
Orgs.: Ceci Baptista Mariani e Maria Angela Vilhena
Coleção: Teologia na universidade
Formato: 17,0 x 24,0
248 págs.
Código: 517992 - ISBN: 9788535627213
Preço: R$ 36,30

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Roberta Molina, Paula Oliveira
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados