BUSCA

Diálogo dos saberes na cultura midiática

Data de publicação: 16/11/2010

imprimir

Trailer



Não estamos "reinventando a roda", mas essa "roda" toma novo formato, gira com velocidade diversa das décadas anteriores e "obriga" todos a nivelar e acelerar o passo nos métodos, nas linguagens e na "revolução" de conceitos.

Em nossa sociedade, a comunicação, como nunca, vai agregando ao seu discurso novas tendências, novos processos, novos paradigmas. Do mosaico de saberes que permeiam e a envolvem hoje, emerge a conclusão de que há uma profunda mudança em curso: a comunicação não é mais um conjunto de meios “singulares”, que muitos já chamam de “velha mídia”, mas se converteu em um “ambiente vital”, isto é, instituiu uma cultura que influi e na qual se move cada aspecto da vida individual e social.

Diante disso, a Igreja reconhece a necessidade de buscar um modo de comunicar de forma inculturada “na” e “pela” cultura midiática, marcada pela ambiguidade dos novos modos de comunicar e criar relações. É o que nos mostra Comunicação - Diálogo dos saberes na cultura midiática, uma obra de Joana T. Puntel, considerada referência da Igreja Católica no campo da pesquisa na área. Apesar dos dilemas, a autora identifica nessa nova realidade oportunidades para expandir as fronteiras da evangelização e oferece elementos para a formação de comunicadores comprometidos com a dignidade do ser humano.

Puntel recupera o pensamento da Igreja sobre o tema, apresentando documentos e mensagens pontifícias, que são objeto de reflexão à luz das novas tendências, processos e paradigmas que a sociedade contemporânea vivencia. Expõe as análises que realizou por ocasião de conferências e simpósios, destacando a questão da midiatização como um dos assuntos mais estudados e debatidos pelos pesquisadores atualmente e a importância da figura do Apóstolo Paulo como comunicador.

Por fim, reproduz a entrevista concedida à revista Novos Olhares, da USP, salientando o interesse de uma publicação leiga e dirigida ao público universitário pelo tema Igreja e Comunicação, e aborda a contribuição da União Brasileira de Comunicação Social (UCBC) para a construção do pensamento comunicacional e o desenvolvimento do método LCC para a leitura crítica.


Título: Comunicação - Diálogo dos saberes na cultura midiática
Autora: Joana T. Puntel
Paulinas Editora
Coleção: Pastoral da Comunicação - Teoria e prática (Série Comunicação e Cultura)
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 264
Preço: R$ 25,80
Código: 517690
ISBN: 9788535626957

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados