BUSCA

A mística do coração sob o olhar judeu-cristão e islâmico

Data de publicação: 25/10/2010

imprimir

Trailer



Livro inaugura a coleção Interfaces, que publicará anualmente os trabalhos vencedores do Prêmio Soter-Paulinas de Teses.

Ibn ‘Arabi é um dos pensadores mais influentes da segunda metade da história islâmica. São João da Cruz é um dos expoentes da mística cristã e sua obra é fruto de uma síntese entre várias tendências elaboradas na Antiguidade Grega, na Patrística e na Idade Média. Na obra A mística do coração - A senda cordial de Ibn ‘Arabi e João da Cruz, Carlos Frederico Barbosa de Souza elabora uma minuciosa e atraente comparação da noção de “coração” em ambos os autores, ao nos apresentar a relação entre a mística sufi e a joãocruciana na perspectiva do diálogo inter-religioso.

Enfatizam-se, sobretudo, as semelhanças presentes em suas perspectivas, já que ambos estão irmanados por tradições religiosas herdeiras da “ecumene abraâmica”. Mas também não se negam as distinções entre eles e que se devem principalmente aos diferentes espaços socioculturais e religiosos em que viveram.

O caminho percorrido pelo autor se divide em três partes. A primeira apresenta a concepção de Real (o criador), cosmo e ser humano em Ibn ‘Arabi, visando indicar a íntima relação entre estes três protagonistas. A segunda, focada em João da Cruz, discute sua concepção de Deus, da natureza e do ser humano, preocupando-se com seu itinerário espiritual rumo à união mística. A terceira parte dedica-se à comparação entre as concepções akbari e joãocruciana de coração. Após mostrar como o coração é ou foi compreendido nas tradições judeu-cristã e islâmica, o foco se volta para a discussão do coração como Morada Sagrada, centro do ser humano e da vida mística.

O livro inaugura a coleção Interfaces, que publicará anualmente os trabalhos vencedores do Prêmio Soter-Paulinas de Teses. Concebido e organizado pela Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) sob patrocínio de Paulinas Editora, o concurso acolhe teses inéditas que tenham por objeto a religião, em suas múltiplas facetas e vieses. Desse modo, a Soter cumpre sua missão de incentivo à pesquisa e apoio aos profissionais dessas áreas, na expectativa de que se incremente ainda mais no Brasil o estudo acadêmico do fenômeno religioso e se criem novos canais de divulgação da considerável produção já existente em nossos centros de pós-graduação.


Título: A mística do coração - A senda cordial de Ibn ‘Arabi e João da Cruz
Autor: Carlos Frederico Barboza de Souza
Paulinas Editora
Coleção: interfaces
Formato: 17,0 x 24,0
Páginas: 304
Preço: R$ 31,80
Código: 517194
ISBN: 9788535626438

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados