BUSCA

Fascinante, atual, Policarpo Quaresma volta à cena

Data de publicação: 12/08/2010

imprimir

Trailer



Patriota de ação, nosso personagem empreendeu-se na agricultura a fim de provar que o Brasil era (era?) uma terra onde tudo dava, mas foi vencido pela política, pela hipocrisia e pelas saúvas.

Policarpo Quaresma nasceu sob o céu da jovem república brasileira, como “um patriota de ação, tomado de um sentimento sério, grave e absorvente pelo seu país”. Major Quaresma - como era conhecido o personagem de Lima Barreto - exibia um orgulho exacerbado pela pátria, tinha ideias e atitudes inusitadas - uma vez, apresentou à Câmara um projeto para substituir a língua portuguesa pelo tupi-guarani. Excêntrico, chegava ao cúmulo de cumprimentar as pessoas chorando, se descabelando, como faziam os tupinambás. Triste fim de Policarpo Quaresma situa-se no início do século XX, época de significativas transformações sociais no Brasil. Nasceu da emocionada crença do escritor militante Lima Barreto, defensor da ideia de que é com o saber crítico que se constrói a melhor nação, a mais aprimorada cidadania.

Em um país não tão diferente do da época (entregue de coração e alma às finanças e às modas das potências europeias, e, agora, seduzido e apaixonado pelos interesses dos Estados Unidos), o professor Luiz Galdino, partilhando do mesmo intuito cultural de Barreto, faz major Policarpo voltar à cena em Policarpo Quaresma das crianças, adaptação que passa a integrar a coleção Clássicos do Mundo, de Paulinas. Por algumas semanas, o ilustrador Daniel Araujo mergulhou na realidade do fim do século XIX na companhia desse fascinante personagem, e conseguiu atribuir aos personagens traços marcantes, até mesmo caricatos. A policarpo, conferiu uma candura tão evidente que dificilmente o leitor não se apaixonará.

Ridicularizado e afastado do trabalho, Quaresma, ainda como patriota de ação, empreendeu-se na agricultura a fim de provar que o Brasil era uma terra onde tudo dava. E lá no sítio do Sossego, de sua propriedade, viu o empreendimento ir à bancarrota por causa da política, da hipocrisia e das saúvas. Atropelado pelos contratempos, vítima da ingenuidade e do ufanismo, Major Quaresma foi acusado de traição. Um Dom Quixote à brasileira, Policarpo Quaresma vestiu a realidade de uma visão sublime, uma visão que o condenou e o ridicularizou, mas que, também, revelou nas entrelinhas do enredo a tacanhice, a limitação e o egoísmo de uma sociedade que não estava nem aí para os ideais.


Título: Policarpo Quaresma das Crianças
Autor: Luiz Galdino
Ilustrador: Daniel Araujo
Paulinas Editora - Coleção: Clássicos do Mundo - série Infantil
Formato: 15,5 x 20,0
Páginas: 264
Preço: R$ 46,80
Código: 517313
ISBN: 9788535626551

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados