BUSCA

Dos velhos templos à Igreja midiática

Data de publicação: 03/08/2010

imprimir

Trailer



Percebe-se que o campo religioso, ao lado do político, é o que mais se deixa contaminar por operações de mídia, ou delas faz uso, visando novas formas de reconhecimento por parte dos atores e das instituições sociais.

O Brasil parece ser o país no qual mais vem se desenvolvendo o deslocamento de práticas religiosas da esfera dos “velhos templos” para a ambiência e os processos midiáticos. A realidade do mundo midiático está se impondo cada vez mais e dando origem à “Igreja Midiática”, com a crescente institucionalização de práticas de religiosidade a partir de apropriação de referências e operações que levam em conta o modo de ser da midiatização.

Resultado de longos estudos sobre a relação entre mídia e religião, a obra Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização demonstra que esse encontro gera consequências muito maiores e vai muito além da simples utilização dos veículos para a transmissão de mensagens religiosas. O que o autor, o professor Pedro Gilberto Gomes, pretende é analisar a construção de religiosidades na sociedade contemporânea a partir da interação com os processos midiáticos.

Para isso, visitou as raízes do fenômeno, examinando, na primeira parte, o que se convencionou chamar “Igreja Eletrônica”, na qual exerceram seu ministério famosos tele-evangelistas a partir do final da década de 1950. Na segunda parte, propõe às Igrejas Cristãs a discussão da comunicação como meio de evangelização, concluindo que, de modo geral, os meios são vistos apenas como dispositivos para potencializar o anúncio de sua mensagem ao mundo.

Gomes não se fixa na esfera do diagnóstico, mas se lança a novas conjecturas, oferecendo pistas e horizontes para os quais se movem os desdobramentos dos seus processos investigativos sobre o tema. Sua obra deixa novas indagações, que certamente servem como convite àqueles que se interessam em entender os fenômenos comunicacionais e aos que trabalham com comunicação nas Igrejas de modo geral.


Título: Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização
Autor: Pedro Gilberto Gomes
Paulinas Editora
Coleção: Comunicação & Cultura
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 176
Preço: R$ 20,70
Código: 517020
ISBN: 9788535626261

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados