BUSCA

Folias e folguedos do Brasil para a sala de aula

Data de publicação: 28/07/2010

imprimir

Trailer



A organização de festas nos moldes populares em escolas, com a apresentação de cantos e danças da tradição brasileira, é uma ótima forma de vivência coletiva, envolvendo alunos, professores e pais, um convívio que vem sendo perdido em nossa sociedade individualista e veloz.

 A lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. O grande problema a partir daí passou a ser o da formação de professores na área específica das culturas populares, bem como a produção de material de apoio didático. Atendendo a esse último quesito, o brincante, pesquisador e professor de danças brasileiras Inimar dos Reis preparou a obra Folias e folguedos do Brasil - Ciclo junino, um autêntico mergulho na diversidade de sons e movimentos que é marca registrada de nossa cultura tradicional, tecida das memórias de tantos saberes e fazeres transmitidos de pai para filho por inumeráveis gerações.

Mais do que apoio para quem precisa transmitir informações e conhecimento às crianças, o projeto visa divulgar a cultura popular brasileira em suas raízes. Folias são grupos de pessoas que, nas comemorações de cunho católico saem desfilando, cantando e dançando para festejar a divindade e a força da vida. Folguedos são as danças dramatizadas nas manifestações populares, uma espécie de teatro popular encenado nas ruas. Inimar uniu os dois, pegando como tema um dos ciclos mais festivos do calendário popular brasileiro: o ciclo junino.

Acompanhado de um CD, a obra é, sem dúvida, um convite a experimentarmos os elementos e danças que compõem o quadro das celebrações de Bendito de São João, Folia de São João, Catira, Cana-verde, Dança do café, Coco, Ciranda, Cururu, Siriri, Fandango, Vilão, Carimbó, Araruna, Jongo, Bumba meu boi e Quadrilha. Inimar apresenta informações sobre a origem das danças, situando os contextos festivos regionais onde acontecem, sempre com letras e partituras das músicas.

Com tudo isso, Folguedos e folias se revela um excelente manual de utilização prática das danças populares brasileiras em sala de aula, com atividades que podem ser trabalhadas transversalmente em disciplinas como educação artística, música, educação física, história, geografia, língua portuguesa e sociologia. Foi escrito num estilo em que em muitos momentos nos faz ouvir a fala saborosa do folgador popular, fato esse que denota a grande intimidade do autor com as tradições que aborda, muitas das quais traz de berço e, outras, da vivência junto a importantes mestres desse nosso mundão Brasil. Em perfeita sintonia com o texto, os ilustradores Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina usaram xilogravuras para enriquecer a obra.

Título: Folias e folguedos do Brasil - Ciclo junino (acompanha CD)
Autor: Inimar dos Reis
Ilustradores: Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina
Coleção: Clave do sol - Série Espaço Musical
Formato: 21,0 x 28,0
Páginas: 104
Código: 516821
ISBN: 9788535626049

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados