BUSCA

Obra debate famílias em segunda união

Data de publicação: 07/07/2010

imprimir

Trailer



Na minha experiência de pároco, deparei-me muitas vezes com situações dolorosas de muitos casais em segunda união que se sentiam excluídos pela postura da Igreja Católica e desenvolviam uma autoimagem de "casais de segunda categoria".

A segunda união é uma realidade e um desafio para a Igreja. Com sua experiência pastoral e acadêmica, o filósofo e psicólogo Wladimir Porreca sugere, em Famílias em segunda união - Questões pastorais -, uma profunda reflexão sobre o surgimento, o cotidiano, as preocupações, os sofrimentos e as esperanças dos casais casados pela segunda vez. Procura responder às questões impostas pela realidade diante da vida eclesial, em especial aquelas que dizem respeito aos sacramentos e à participação na paróquia. Apresenta primeiramente um relato histórico das mudanças socioculturais no decorrer dos tempos (no Brasil, desde a colonização) e, entre outras, as diversas abordagens teóricas contemporâneas sobre a família, elaboradas com base na concepção do sociólogo Pierpaolo Donati (2005), que influenciam expressivamente o modo de compreender e estudar a família hoje.

Procura compreender essa forma de organização familiar e seu relacionamento com a Igreja, além de apontar pistas a questões abertas e especulativas, principalmente no campo da Pastoral familiar. “Não tenho a pretensão de que este livro seja a última palavra no assunto, mas, sim, de causar reflexão e, talvez, até estimular diálogos sobre a temática.”, diz o Porreca. O autor defende que homens e mulheres nesta situação não devem ser desamparados, mas tratados com humanidade e dignidade de filhos de Deus. Contudo, devem-se observar os ensinamentos da Doutrina da Igreja, respeitando as propriedades essenciais da unidade e indissolubilidade matrimoniais.

Ao contrair matrimônio, o casal cristão recebe uma graça especial que se configura por esse amor indissolúvel entre Cristo e a Igreja. De outro lado, a mesma Igreja tem consciência de ser, ao mesmo tempo, santa e pecadora. Não é, pois, de estranhar, que acolha, com especial carinho e cura pastoral, os casais que quebraram os compromissos da indissolubilidade do matrimônio e da fidelidade ao cônjuge até que a morte os separe, empecilhos objetivos para que tenham acesso aos sacramentos e, particularmente, à Eucaristia.

Título: Famílias em segunda união - Questões pastorais
Autor: Wladimir Porreca
Coleção: Pastoral da Família
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 192
Código: 516511
ISBN: 9788535625684

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados