BUSCA

Além dos espelhos, o jeito feminino de ser Igreja

Data de publicação: 10/05/2010

imprimir

Trailer



"Após um tempo de oração aos pés do Sacrário, ela disse seu "sim" alegre, livre, assumido, que lhe abriu as portas de uma segunda pátria - o Brasil."

Levada pela desconfiança de que as congregações católicas femininas e as mulheres que delas faziam parte como religiosas não eram tão iguais entre si como a literatura acadêmica costumava apresentar, a doutora em História da Educação, Paula Leonardi, iniciou pesquisa para a tese de doutorado sobre a história das Irmãs de N. Sra. do Calvário e das Irmãs da Sagrada Família de Bordeaux, chegadas ao Brasil no início do século XX.

Essa curiosidade levou-a a refazer os caminhos trilhados pelas pioneiras da circulação internacional, criadoras e empreendedoras, em missões para promover a recordação, a imitação e a pregação. A partir dessa pesquisa, escreve Além dos espelhos - Memórias, imagens e trabalhos de duas congregações católicas, obra que vem confirmar essa desconfiança e dá a conhecer por dentro a prática de congregações religiosas femininas que atuam no Brasil ao longo do século XX.

Atenta aos embates e às contradições que perpassam o próprio catolicismo na modernidade e atingem a sociedade brasileira, responsável por abrir as portas a essas congregações, a autora colocou-se ao lado dessas religiosas para compreendê-las e compreender suas histórias, dar-lhes voz. Em meio a tais contradições, quis encontrar mulheres-freiras, suas identidades e práticas, seus prazeres, sonhos e dores, e adentrar o mundo das congregações para descobrir: qual a margem de autonomia e mudanças possíveis para essas mulheres nessas instituições, quais os percursos traçados por elas em um novo país, quais os conflitos com a sede e a possibilidade de reconstrução ou reinvenção das congregações no Brasil.

É dessa sociedade de mulheres, das relações que estabelecem entre si e com um mundo de leigos, de políticos e de membros do clero que se faz este livro. O trabalho não se furta a um olhar sobre o mundo moderno, as transformações do catolicismo, a feminização das práticas católicas e a abertura das organizações religiosas com vista a propiciar a expansão permanente da Igreja. É este o pano de fundo sobre os quais se escrevem as histórias singulares das mulheres de além-mar, que partiram em missão para além da terra natal.


Título: Além dos espelhos - Memórias, imagens e trabalhos de duas congregações católicas
Autora: Paula Leonardi
Paulinas Editora
Formato: 23,0 x 15,5
Páginas: 408
Preço: R$ 29,50
Código: 516902
ISBN: 9788535626094

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados