BUSCA

PUC e Paulinas em obra sobre inclusão de alunos de baixa renda

Data de publicação: 03/05/2010

imprimir

Trailer



Meta do Foco Vestibular não é apenas capacitar o aluno para entrar na universidade, mas oferecer condições para que permaneça nela.

Em experiência pioneira, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) criou, em 2005, o Foco Vestibular, projeto que visa preparar para o acesso e permanência na universidade alunos oriundos das classes populares, indígenas, negros e demais minorias. É sobre essa experiência que trata o livro Educação e extensão universitária - Foco Vestibular: um experimento da diferença, a ser lançado no próximo dia 5 de maio, quarta-feira, das 18h às 21h, no Auditório Paulo Freire, no TUCA, em São Paulo.

Coeditada por Paulinas e EDUC e organizada pelos professores Edelcio Ottaviani e Silvana Tótora, a obra traz depoimentos de docentes e coordenadores sobre o programa, que ganhou estatura com admirável rapidez, agregou professores e estudantes estagiários de diversas unidades da universidade, cresceu em inequívoca qualidade acadêmica e educação para a cidadania e expandiu-se para além da instituição, sendo reconhecida e apoiada pela UNESCO e MEC.

Além de caracterizar-se como uma proposta de natureza inclusiva, voltada para a comunidade externa (ensino), o Foco Vestibular tem servido de base para o estágio de estudantes de graduação da instituição (extensão), permitindo a professores coordenadores refletir sobre o processo de formação de futuros professores (pesquisa). Dessa forma, o projeto, não apenas atende as exigências de nossa legislação, como articula os quatro pilares da Educação, previstos no Relatório Delors para o milênio: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A iniciativa se dispõe a enfrentar as formas de racismo, deslocando esses alunos para fora de seus territórios de confinamento, promovendo a mistura com o ambiente universitário.


No lançamento, haverá participação especial da Orquestra de Violões, do maestro Luís Stelzer.

LANÇAMENTO: Educação e extensão universitária - Foco Vestibular: um experimento da diferença
Organizadores: Edelcio Ottaviani e Silvana Tótora
Data: 5 de maio, quarta-feira
Horário: das 18h às 21h
Local: Auditório Paulo Freire - Teatro da Universidade Católica - TUCA
R. Monte Alegre, 1024, Perdizes - São Paulo - SP

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

VIVER E CELEBRAR: HORA VOCACIONAL PAULINAS - REZANDO COM @ PALAVRA PELAS VOCAÇÕES - UM ANO DE TRANSMISSÃO, PROMOVENDO A CULTURA VOCACIONAL
A Paulinas Livraria de São Luís (MA) realiza a primeira edição do programa “HORA VOCACIONAL PAULINAS – Rezando com a PALAVRA pelas vocações”, com o nome terço vocacional, apresentado às quintas-feiras, no horário da manhã.

Agosto Lilás: livro da Paulinas apresenta vários pontos de vista sobre o combate à violência contra a mulher
Para o "Agosto Lilás", o livro “Violência doméstica e familiar contra a mulher – Um problema de toda a sociedade” reúne artigos que falam sobre a prevenção, o cuidado, o comportamento e até o socorro em caso de agressão.

Paulinas São Luís: Campanha Janeiro Branco aviva equipes da Paulinas Livraria e é sucesso de adesão as obras literárias por parte dos clientes
A campanha Janeiro Branco, que chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional, fez sucesso entre os clientes das filiais, tendo como exemplo a Paulinas São Luis, no Maranhão.

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados