BUSCA

Introdução à Literatura para Crianças e Jovens

Data de publicação: 31/03/2010

imprimir

Trailer



Será que nós, pais, junto com o primeiro brinquedo ou chocalho que compramos para o filho, com a primeira bola ou ursinho, nos lembramos de acrescentar um ou mais livrinhos? A propósito, que lugar é reservado aos livros em nossa casa, na escola...?

A leitura é um prazer que se adquire lendo, portanto, quanto mais cedo se desenvolve o gosto pela leitura, maior é a probabilidade de as crianças e os jovens abraçarem o livro. Intensificar o debate sobre questões que envolvem as obras dirigidas ou não às crianças e aos jovens mereceu a revisão e atualização, por Paulinas, do livro Introdução à Literatura Infantil, de Lúcia Pimentel Góes, publicado pela Pioneira, agora sob o título Introdução à Literatura Infantil para Crianças e Jovens.

Partindo da indagação sobre a existência ou não de uma literatura voltada às crianças e aos jovens, Góes desfia uma série de conceitos e definições que envolvem a questão, citando vários teóricos da área, não deixando, porém, de posicionar-se como pesquisadora que é do assunto. Assim, aborda tópicos que merecem a atenção de pais e profissionais envolvidos com a escolha de obras que chegam às mãos dos pequenos e dos jovens. Funções, critérios de escolha, qualidades dos livros, efeitos da leitura, desenvolvimento infantil, origem e histórico, tipos e gêneros de textos estão entre esses tópicos.

Relaciona também uma série de escritores, cujos textos ressoam no gosto das crianças e jovens, e afirma que, embora seja o adulto quem escreve e viabiliza o livro, são as crianças e os jovens que definirão o rol de títulos que farão jus à classificação de Literatura para eles. E acrescenta: “O ideal da literatura é deleitar, entreter, instruir e educar as crianças, e melhor ainda se as quatro coisas de uma vez. [...]. Se não houver arte que produza o prazer, a obra não será literária e, sim, didática.

Defende, então, que a função primeira da Literatura para Crianças e Jovens é a estético-formativa, a educação da sensibilidade, pois reúne a beleza da palavra e a beleza das imagens. O essencial é a qualidade de emoção e sua ligação verdadeira com a criança. “Há emoções poéticas que, presentes ou não no livro infantil, são diretamente acessíveis a todas as crianças e jovens”. Introdução à Literatura para Crianças e Jovens é um livro importante para aqueles que, interessados no assunto, estão iniciando os estudos.


Título: Introdução à Literatura para Crianças e Jovens
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Coleção: Literatura & Ensino
Formato: 15,5 x 23,0
Págs.: 264
Preço: R$ 41,90
Código: 516449
ISBN: 9788535625622

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados