BUSCA

Ciência e cristianismo - reconciliação possível e necessária

Data de publicação: 02/03/2010

imprimir

Trailer



"Se o casamento entre ciência e cristianismo se mostrou problemático no passado, ele deveria ser refeito, com cada parceiro reconhecendo as próprias faltas, pedindo perdão por elas e corrigindo-as." Peter C. Phan

Muitas são as questões que nos provocam inquietação intelectual quando se confrontam cristianismo e ciência: Ciência e esperança cristã são compatíveis? A revelação é adversária da verdade científica? O que acontece no universo vem ao encontro da visão cristã? A ciência ajuda a entender a ressurreição de Cristo? Há realismo na esperança?

Disposto a oferecer respostas claras e abalizadas e por acreditar que a relação entre ciência e cristianismo é parte da história mais abrangente da interação entre razão e fé, ou entre filosofia e teologia, o professor John F. Haught escreveu Cristianismo e ciência, mais um lançamento de Paulinas Editora. Em dez lúcidos capítulos, reformula as respostas cristãs às questões que suscita, sem desviar os olhos do fato de que o universo - ou mais precisamente o “multiverso” - está em expansão. E começa sua exposição com meditações sobre a esperança e o mistério, sem os quais nem a vida cristã nem a ciência fariam sentido.

Ao relatar parte da longa história da relação entre ciência e Cristianismo, com foco na cosmologia contemporânea, Haught convida-nos a revisitar a teologia cristã tendo em mente a descoberta científica, segundo a qual o universo é uma narrativa em processo. Como entenderemos nós mesmos, Deus, a criação, a fé, a esperança e a caridade à luz dos três “infinitos” do universo, ou seja, o infinitamente grande, o infinitamente pequeno e o infinitamente complexo? Haught nos dá a resposta.

Como diz Peter C. Phan na apresentação da obra, a relação entre ciência e Cristianismo tem sido de amor e ódio e vale os melhores esforços tanto dos cientistas quanto dos teólogos para a reconstituição desse casamento, afinal, nem a ciência nem a religião pode atingir o pleno potencial independentemente do concurso da outra.


Título: Cristianismo e ciência - Subtítulo: Para uma teologia da natureza
Autor: John F. Haught
Paulinas Editora
Coleção: Kairós
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 296
Preço: R$ 31,80
Código: 516490
ISBN: 9788535625660

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados