BUSCA

Morte e ressurreição de Jesus - um debate com John Dominic Crossan

Data de publicação: 23/02/2010

imprimir

Trailer



"A exposição e banalização da imagem de Jesus em "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson, são incompatíveis com a grande narrativa do messias injustamente assassinado, do Deus que morre e ressuscita por nós." Crossan

A pesquisa histórica e exegética recente que busca reconstruir a ação e a mensagem de Jesus de Nazaré, muito mais do que promover uma busca pelo Jesus original, explora novas possibilidades de compreensão dele, além das promovidas por nossas crenças e práticas tradicionais. Este Jesus renovado pelas descobertas sobre o Judaísmo do seu tempo e pelas implicações de seu status social na Galileia dominada pelos romanos nos permite buscar novas e criativas expressões de fé no mundo contemporâneo.

É nesta relação crítica e criativa entre o passado e o presente e entre hermenêutica e história que se inserem as conferências de John Dominic Crossan, um dos mais conhecidos pesquisadores da atualidade dedicados aos temas do Jesus histórico.  A obra Morte e ressurreição de Jesus: reconstrução e hermenêutica. Um debate com John Dominic Crossan traz as palestras por ele apresentadas na Universidade Metodista de São Paulo, no final de 2007, todas elas focadas na possível reaproximação aos eventos que culminaram na morte do profeta Galileu e na compreensão do sentido da fé em sua ressurreição. Mais ainda, traz uma crítica de Crossan ao filme A Paixão de Cristo, de Mel Gibson.

O objetivo da obra, organizada pelos professores e teólogos Paulo Augusto de Souza Nogueira e Jonas Machado, é oferecer ao leitor momentos em que não só a pesquisa, história e hermenêutica são apresentadas, mas também reações às palestras de Crossan e propostas de diálogo. Ou seja, Crossan acaba sendo revelado aqui, ao leitor brasileiro, num processo de diálogo que realça sua contribuição, mas que também, a partir de nossa perspectiva, ressalta perguntas ainda não respondidas satisfatoriamente, com seus limites e lacunas. Assim, o leitor poderá não só conhecer melhor algumas propostas básicas desse estudioso, mas tomar ciência de perguntas recentes e importantes, podendo até mesmo participar no avanço da reconstrução e da interpretação com suas próprias contribuições.


Título: A morte e a ressurreição de Jesus: reconstrução e hermenêutica - Um debate com John Dominic Crossan
Orgs.: Paulo Augusto de Souza Nogueira e Jonas Machado
Paulinas Editora
Coleção: Quem dizem que eu sou?
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 168
Preço: R$ 28,50
Código: 516015
ISBN: 9788535625103

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Com Deus nada é impossível
O livro oferece roteiros para encontros celebrativos, contemplando os mistérios gozosos a partir do evangelho, além de ladainhas, consagração e celebração da oração de nossa senhora.

Lancheira gostosa e nutritiva!
Lançamento da Paulinas Editora, o livro “Lancheira gostosa e nutritiva!” apresenta receitas fáceis e saborosas elaboradas com a inspiração de um coração materno, mas supervisionadas pelo olhar de uma nutricionista.

O encontro Nohimayou
A Paulinas Editora acaba de lançar “O encontro Nohimayou”, livro que reúne reflexões de missionários e missionárias da Consolata que, por cinco décadas, tiveram como meta encontrar e conhecer os índios Yanomami, por meio da Missão Catrimani.

50 anos de Medellín
Equipe de autores lança, pela Paulinas Editora, uma obra que revisita o profetismo de Medellín.

Povos da floresta
“Povos da floresta – Cultura, resistência e esperança” traz a visão do Brasil de um ângulo que não costuma frequentar os grandes meios de comunicação.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados