BUSCA

Mais uma viagem à alma de Foucauld

Data de publicação: 09/02/2010

imprimir

Trailer



"Escolhi Tamanrasset, este lugar abandonado, e aqui me fixo, rogando a Jesus que abençoe este estabelecimento onde quero levar minha vida tomando como exemplo apenas sua vida em Nazaré." Foucauld

Muito já se falou sobre Charles de Foucauld, então, que novidade pode nos trazer Antoine Chatelard em sua obra Charles de Foucauld - O caminho rumo a Tamanrasset? A origem desse escrito pauta-se em um texto gravado, transcrito e relido, mas mantido em linguagem falada, divulgado com o título Um Regard neuf sur Charles de Foucauld (Um olhar novo sobre Charles de Foucauld). O texto rapidamente se esgotou, demonstrando que o interesse despertado exigiria uma publicação revista e aumentada.

Esse “novo olhar” é resultado de uma abordagem diferenciada da vida e dos escritos do Irmãozinho de Jesus. Desde o começo, o autor se propôs a limitar a momentos precisos da vida de Charles, situando as circunstâncias por meio de acontecimentos detalhados e levando em conta a cronologia para identificar as verdadeiras motivações. Tamanrasset é um povoado de vinte famílias em plena montanha no coração de Hoggar e dos Dag-Ghali, sua principal tribo, e distante de todos os centros importantes. Ali, Foucauld, apesar das tentações e das hesitações, fez morada, buscando aprimorar seu estilo de vida religiosa.

Ao contrário de uma visão geral, capaz de apresentar de imediato todo o seu itinerário, o livro segue por caminhos inusitados, que descortinam admiráveis episódios pouco conhecidos. Também irmãozinho de Jesus, Chatelard vasculha os recônditos da alma de Foucauld, não apenas em seus escritos espirituais, mas nos detalhes da vida; observa de perto o comportamento e os aspectos menores de um grande homem; interessa-se pelos traços mais constantes de seu temperamento. Empreendida sem nenhuma pretensão, sua pesquisa permite descobrir a cada etapa uma nova dimensão de humanidade e de santidade desse homem que morreu aos 58 anos.

Embora focado em alguns momentos específicos dessa vida, o livro não omite as evoluções e as mudanças de orientação, mudanças estas que têm sempre origem num “movimento interno” ou num “impulso profundo” que suscita um “desejo intenso” e se torna um “dever”. Essas palavras, encontradas nos textos de Charles de Foucauld e ainda mais frequentemente nos bilhetes do Padre Huvelin, seu diretor espiritual, a quem ele pedia conselhos e diretivas, convidam o leitor a descobrir o que explica seu itinerário e o torna uno, em meio a experiências múltiplas, até a chegada a Tamanrasset. A “força que o move” permanece misteriosa, fora do comum, intrigando a todos os que se interessam por essa personalidade tão atraente, que confunde uns e fascina outros.


Título: Charles de Foucauld - O caminho rumo a Tamanrasset
Autor: Antoine Chatelard
Paulinas Editora
Coleção: Testemunhos de santidade
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 328
Preço: R$ 26,50
Código: 516368
ISBN: 9788535625523

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados