BUSCA

O antigo Israel passado a limpo

Data de publicação: 02/02/2010

imprimir

Trailer



Como documento teológico do judaísmo e do cristianismo, a Bíblia Hebraica relata a história de Deus com as pessoas, enfocando de forma especial a história de Deus com seu povo Israel.

Graças às narrativas bíblicas, a história social do antigo Israel nos parece ao mesmo tempo estranha e familiar. Disposto a jogar mais luz sobre o tema, Rainer Kessler escreve História Social do Antigo Israel, editado por Paulinas. Seu texto esclarece de forma bastante didática as estruturas sociais desde as primeiras culturas tribais israelitas, a partir do século XII a.C, até o período helenista, perpassando mais que mil anos de história, fornecendo um esboço para estudantes, pesquisadores e todos os que se interessam pelo tema.

Por acreditar na identidade da grandeza de Israel e que, de fato, o tratamento da história social de Israel mostra traços que perpassam as épocas, o professor alemão Kessler concentra-se, sobretudo, na explicação da estrutura social do povo do antigo Israel, ou seja, em vez de olhar, exclusivamente, para os maiores acontecimentos políticos e, com isso, para a elite da sociedade, ele estuda, sobretudo, a convivência entre as pessoas comuns e a luta do povo simples por sua sobrevivência.

No entender do autor, a história social aqui apresentada pode ser entendida como moldura na qual as demais “histórias de Israel” podem ser inscritas, especialmente a história dos eventos, da literatura e da religião. E ela pode ser pano de fundo para uma apresentação das instituições de Israel e para o contexto histórico social dos grandes e pequenos verbetes dos escritos bíblicos, que sem a sua fundamentação social correm o perigo de se tornar ideologia, em vez de permitir sua força libertadora. Uma extensa bibliografia finaliza o trabalho de Rainer.

Título: História social do antigo Israel
Autor: Rainer Kessler
Editora: Paulinas
Coleção: Cultura bíblica
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 302
Preço: R$ 39,50
Código: 516171
ISBN: 9788535625295

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados