BUSCA

Reuniões - para muito além das boas intenções

Data de publicação: 04/01/2010

imprimir

Trailer



A história de tantas comunidades que se reúnem sem construir nada em comum é um exemplo do risco de objetivos poucos claros: cada um executa o trabalho que julga mais importante, e o grupo comunitário é usado como palco para o próprio monólogo.

O dinamismo na rotina de vida dos consagrados tem experimentado, de uns tempos pra cá, certo afrouxamento; nas famílias religiosas está-se firmando uma impostação de vida - individual e coletiva - acomodada, cansada, alérgica às reuniões em geral. Depois da exuberância dos anos passados, cheios de iniciativas e de perspectivas, nota-se certo retorno de expectativas que se traduz na debilitação da vitalidade, na normalização da vida consagrada, na esfera do fazer mais do que na do ser.

Como conter essa perceptível áurea mediocridade, oculta, camuflada, racionalizada? Como recriar um sentir e um viver fraternos para além das boas intenções e dentro de itinerários precisos e articulados? Guia eficaz para reuniões de comunidades, mais recente obra de Gian Franco Poli, Giuseppe CREA e Vincenzo Comodo, chega para propor uma redescoberta da “reunião comunitária” como um “reconstituinte” a ser assumido com mais seriedade e continuamente pelas pessoas consagradas, de modo particular, os líderes e animadores de comunidade. Segundo eles, muitos consagrados não confiam nas reuniões comunitárias pois sabem que são “inútil perda de tempo”.

Segundo os autores, para refrear a “normalidade” das comunidades religiosas, intervir nos perfis medíocres, nos projetos miúdos ou de fachada, faz-se urgente reescrever os momentos de relação fraterna. Assim, com o intuito de oferecer ótimo subsídio teórico-prático de como preparar e conduzir reuniões comunitárias dinâmicas, animadas e participativas, eles evidenciam, do ponto de vista teológico, alguns princípios evangélicos que mostram como a força da comunhão trinitária é a base da qual se deve partir para enfrentar qualquer questão.

A partir das vertentes psicológica e sociológica, examinam as diversas dinâmicas que brotam do interior do grupo reunido, oferecendo uma série de motivações, sugestões práticas e exercícios, com o objetivo de tornar eficaz toda e qualquer reunião. Oferecem, ainda, uma abundante série de fontes, tiradas da Escritura e do Magistério da Igreja, que constituem uma leitura sinótica de algumas questões nodais inerentes à vida consagrada e que podem servir de inspiração para os encontros comunitários.


Título: Guia eficaz para reuniões de comunidades
Autores: Gian Franco Poli, Giuseppe CREA e Vincenzo Comodo
Editora: Paulinas
Coleção: Liderança e vida consagrada
Formato: 13,0 x 20,0
Páginas: 352
Preço: R$ 31,80
Código: 514802
ISBN: 9788535623772
 

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados