BUSCA

Padre Zezinho, para quem quer experimentar, (re)experimentar Deus

Data de publicação: 23/12/2009

imprimir

Trailer



"Se não conseguimos nem sequer tomar juntos um café no bar da esquina e conversar serenamente sobre o nosso amor por Jesus, como esperamos "converter" o mundo para Cristo?"

Como ele mesmo se declara, Padre Zezinho, scj, é aquele que vai à fonte, enche o balde com o conteúdo já armazenado e devidamente purificado pelos papas, bispos, doutores e mestres e o distribui ao povo em linguagem simplificada, que qualquer um pode entender. "Eu transcrevo a teologia para ouvidos não acostumados à profundidade dos mestres", diz.

Seu novo livro, De volta ao catolicismo, é mais uma prova disso, um trabalho de fôlego, denso, mas de apelo popular e fácil leitura. Fundamentado nos documentos da Igreja, aqui, ele escreve aos católicos que assim se denominam, mas que não assumiram o compromisso de viver sua religião; àqueles que experimentaram outras confissões religiosas e agora pensam em voltar ao catolicismo; e, finalmente, aos irmãos de outras Igrejas que se interessam em conhecer o pensamento e a doutrina católica.

O texto analisa e motiva o comportamento de um católico a partir das doutrinas e das ênfases que este fiel assume - o que o autor chama de "catequese comportamental" ou de "catequese de atitudes. Parte do princípio de que os crentes agem a partir do que ouvem, de quem ouvem, com quem comungam e dos livros que leem.

Padre Zezinho analisa demoradamente o jeito de uma pessoa que parou de procurar porque, satisfeita, segue todos os dias pelos mesmos trilhos, confundindo eventuais mudanças com desvios e abandonos do rumo. Sempre mantendo a ortodoxia, oferece, então, novidades em termos de conteúdo, autores, enfoque, pastoral, ecumenismo e catequese.

De volta ao catolicismo é uma obra provocadora. Segue as proposições do Documento de Aparecida, que sugere a retomada da apologética sem que se perca o respeito pelo outro, e a linha do "crer em Cristo hoje, buscar o Cristo de sempre e anunciá-lo em linguagem de agora". Traz muitas interrogações e exclamações, insistindo numa Igreja menos intuitiva e instintiva e mais pensativa e reflexiva. Sugere que os "piedosos" e "estudiosos" caminhem juntos, um enriquecendo o outro com sua experiência de fé.

Título: De volta ao catolicismo - Subsídios para uma catequese de atitudes
Autor: Padre Zezinho, scj
Coleção: Catequista e Aprendiz
Editora: Paulinas
Edição: 1ª (primeira)
Formato: 15,0 x 23,0
608 págs.
Preço: R$ 35,60
Código: 515710
ISBN: 9788535625141

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados