BUSCA

Da Vinci, por Da Vinci, para crianças e adultos

Data de publicação: 03/11/2009

imprimir

Trailer



Conforme Freud, Leonardo "foi alguém que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir."

Pintor, desenhista, escultor, comediógrafo, cenógrafo, arquiteto, urbanista, engenheiro, matemático, físico, químico, cartógrafo, biólogo, inventor, músico pintor... Leonardo da Vinci, o mais completo gênio do Renascimento, foi incomparável em muitas artes, em muitas ciências e, de vez em quando, inventava surpreendentes fábulas.

É desse fabuloso gênio também na arte de “contar histórias” que trata a quarta obra da coleção Clássicos do Mundo, Série Infantil, de Paulinas Editora. A diferença é que aqui, em Da Vinci das crianças, José Arrabal “cede” sua vez de escritor a Da Vinci, para que, em uma mescla de ficção e realidade, ele próprio narre sua saga.

Também jornalista, José Arrabal fez sua parte - municiou o escritor Da Vinci com o resultado de dedicada pesquisa histórica, e recriou o ambiente da Renascença italiana, permitindo que se entrelaçassem, em linguagem desembaraçada e poética, fábulas e episódios da vida de Da Vinci. Assim, nos agracia com o retrato do gênio em um momento de inventário biográfico.

A educação de Leonardo não se deu de forma tradicional. Filho ilegítimo de Piero e Caterina, nasceu em Anchiano, um vilarejo da Toscana, no ano de 1452. Livre das convenções e das fôrmas, aprendeu a estudar plantas e animais, recebeu fundamentos básicos de óptica da perspectiva e do uso das cores, pesquisou a anatomia e a fisiologia do corpo humano, estudou o feto no ventre materno, investigou os mais diversos segmentos da ciência e da técnica.

Para Da Vinci, arte e ciência são irmãs e uma se aplica à outra. Daí sua infinita capacidade em inventar: projetou o avião, o helicóptero, a bicicleta, o submarino e o escafandro, e ainda hoje há muita criação de Da Vinci a ser descoberta. Fabuloso por ser pleno, permanente artista e cientista, deixou, para a literatura, um vasto legado de aforismas, anedotas e fábulas, em que o personagem principal é sempre a natureza.

Em ousado equilíbrio de cores e traços inventivos, diálogo sutil e vibrante com a pintura de Leonardo, a jovem artista Anasor, inspirada nas obras do gênio, esbanja talento para construir imagens que reproduzem o que há de mais belo nas Artes: a viva surpresa da criação original. Seu trabalho dimensiona expressivamente o texto tecido por José Arrabal e alia-se à sua prosa poética numa homenagem de justa beleza à genialidade de Leonardo nesta obra para leitores de todas as idades.


Título: Da Vinci das crianças - Histórias de Leonardo da Vinci
Autor: José Arrabal
Ilustradora: Anasor ed Searom
Coleção: Clássicos do Mundo - série Infantil
Editora: Paulinas
Formato: 15,5 x 20,0
Páginas: 296
Preço: R$ 39,50
Código: 515817
ISBN: 9788535624915

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados