BUSCA

Regina Silveira à primeira vista

Data de publicação: 14/09/2009

imprimir

Trailer



Regina conquistou o Prêmio Bunge (2009), considerado um dos maiores prêmios culturais do País, na categoria Vida e Obra.

O trabalho da artista plástica Regina Silveira, dentro e fora de espaços dedicados à arte, encanta, provoca, inquieta, sobe pelas paredes, estica-se todo, distorce, desloca-se no espaço. É puro movimento. Fica difícil ter certeza de alguma coisa. Em pequenas ou grandes dimensões, objetos do cotidiano, bichos, máquinas, enfim, o inusitado transitam entre o olho e o lugar do observador, agigantam-se, apequenam-se, invadem, apoderam-se, buscam passagem, atenção.

Agora imagine uma exposição dessa arte pela perspectiva de uma criança. É por esse olhar que se abre o novo livro da coleção Arte à primeira vista, de Paulinas Editora. O olho e o lugar, elaborado pela dupla Renata Sant’Anna e Valquíria Prates, apresenta um projeto gráfico original e lúdico, transcendendo o formato padrão de livro - aliás, o único no mercado brasileiro a apresentar instalações para crianças. Pode ser apreciado em pé, como se fosse o próprio espaço da exibição, e algumas páginas se encaixam, dobram e desdobram, criando novos e insuspeitados ambientes.

Envolto em uma capa de acetato transparente, é feito maquete, com sombras, espaços para percorrer, abrir, passar, explorar. Um homenzinho (também em acetato) ajuda a dar a dimensão aos espaços e objetos que compõem o variado repertório de proposições e ações escolhido por Renata e Valquíria para compor o livro. Regina Silveira é conhecida internacionalmente por seus projetos - ilusões da representação provocadas por perspectivas enganosas e projeções de luz - e conquistou este ano um dos maiores prêmios culturais do Brasil: o Prêmio Bunge, na categoria Vida e Obra. Seu trabalho é resultado de constante pesquisa e emprega diferentes técnicas e materiais,  (gravuras, tapeçaria, microfichas, objetos, vídeos, pintura sobre paredes).

Sua obra pode ser mais bem compreendida com o caderno-ateliê que acompanha o livro, importante subsídio também para pais e educadores. Nele, as autoras apresentam ideias e noções de escala dos objetos, além de exercícios para que a criança experimente as provocações de Regina e possam brincar de alterar o tamanho natural de objetos e sombras, dando-lhes uma nova dimensão e transformando percepções. É a criatividade em constante movimento.


Título: O olho e o lugar - Regina Silveira
Autoras: Renata Sant’Anna e Valquíria Prates
Coleção: Arte à primeira vista
Formato: 21,0 x 21,0
Págs.: 30
Preço: R$ 43,00
Código: 514594
ISBN: 9788535623505

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados