BUSCA

Família e escola - só com parceria se constroem cidadãos

Data de publicação: 02/09/2009

imprimir

Trailer



Quanto mais coesa a família e a escola estiverem em relação a valores e estilos de comportamento positivos, melhor a criança poderá desenvolver suas capacidades. O risco para o abuso está nas informações e nos comportamentos contraditórios nesses diferentes microssistemas.

A sociedade contemporânea vive uma crise quanto à educação das crianças: há um descompasso entre as opiniões e as expectativas de pais e professores em relação à responsabilidade de cada um na disciplina dos pequenos. Os professores relatam que, quando algo não vai bem na família, o problema se reflete no comportamento do aluno na escola. Os pais, por sua vez, não são especialistas em educação e vivenciam as dificuldades inerentes ao educar, buscando empiricamente as melhores intervenções.

Em meio a acusações e frustrações recíprocas, é cada vez mais difícil chegar a um consenso; o resultado é um desgaste da relação. Utilizando seus conhecimentos nas áreas de Pedagogia e Psicologia, Luciana Maria Caetano escreveu Dinâmicas para reunião de pais - Construindo a parceria na relação escola e família, editado por Paulinas. Inicialmente, ela coloca em discussão os papéis de pais e professores na formação cognitiva, afetiva e social das crianças e indica os possíveis caminhos que levam à construção de uma real parceria baseada em cooperação e complementaridade.

A intenção é provocar uma reflexão sobre as transformações vivenciadas pela família e pela escola, a fim de que se compreendam as demandas dessas instituições. Além de trazer ao leitor uma rica revisão da literatura, clássica e recente, que versa sobre dimensões históricas, sociológicas e psicológicas do tema, a autora oferece propostas práticas para uma utilização adequada da ‘reunião de pais’, quando efetivamente ocorre o encontro entre professores e familiares. No lugar da mera exposição de problemas e reclamações de uma parte e de outra, Luciana sugere dinâmicas que conduzam à tomada de consciência e à construção de uma relação de cooperação e reciprocidade, com vista ao sucesso da aprendizagem e da formação de nossas crianças.


Título: Dinâmicas para reunião de pais - Construindo a parceria na relação escola e família
Autora: Luciana Maria Caetano
Coleção: Docentes em Formação
Editora: Paulinas
Formato: 14,0 x 21,0
Págs.: 152
Preço: R$ 20,70
Código: 515701
ISBN: 9788535624793

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados