BUSCA

A moral samaritana e a ética política cristã de nossos dias

Data de publicação: 17/08/2009

imprimir

Trailer



A maioria da população é em parte vítima e em parte espectadora da democracia. Como pedir-lhe que a ame intensamente se suas vozes e necessidades não são nossa prioridade?

A moral social cristã tem uma lógica muito razoável. E é razoável que tiremos dela consequências para uma ação política mais firme diante de nossa realidade de tantas injustiças, guerras, pobreza, violência, desamor. Para o cristão, trata-se de saber não só o que dizer, mas como pensar teológica e eticamente diante de cada problema ou experiência e como viver e atuar na justiça.

Em uma tentativa de construir uma “moral samaritana eternamente cristã por ser humana”, o professor espanhol José Ignacio Calleja Sáenz de Navarrete dá continuidade à obra Moral Samaritana I, editada no Brasil em 2006, e lança, novamente por Paulinas, o segundo volume: Moral Social Samaritana II – Fundamentos e noções de ética política cristã. Sua intenção de fundo se mantém: a misericórdia, a comoção entranhada pelas vítimas, pelos pequenos e esquecidos.

Dedica-se, agora, ao esclarecimento do conceito “política” e da sua relação com a fé cristã. A referência cristológica da ética cristã e sua verificação enquanto síntese moral, de corte moderado na maioria das vezes e de corte crítico-utópico outras, é um momento substancial da ética política destacada por Calleja. Perfaz um capítulo à parte o enfoque sobre os direitos humanos como categoria ou conceito-base da ética contemporânea no Ocidente e suas possibilidades para uma multiculturalidade crítica e, por sua vez, respeitosa da diversidade.

Segundo o autor, constituem outras tantas interpelações dessa moral política cristã a democracia, as conquistas que supõe e as ameaças de que padece; e os conflitos que suas leis propõem à consciência moral de alguns cidadãos. A desobediência civil numa democracia e a ingerência humanitária coativa, inclusive armada, em determinados contextos e como direito das vítimas ao socorro, é outro momento da reflexão. A questão dos direitos individuais e coletivos e a construção da paz, na perspectiva de suas causas e condicionamentos, constituem a preocupação que encerra este trabalho.


Título: Moral social samaritana II - Fundamentos e noções de ética política cristã
Autor: José Ignacio Calleja
Editora: Paulinas
Coleção: Ética e sociedade
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 296
Preço: R$ 39,50
Código: 515639
ISBN: 9788535624731

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
“Filosofia hoje”. Com este tema, a filósofa Márcia Tiburi vai comandar o terceiro Sarau de Paulinas, no próximo dia 26 de agosto, das 19h às 21h, no Auditório de Paulinas Livraria (Rua Domingos de Morais, 660 - ao lado do metrô Ana Rosa). O encontro terá início com recitações de poesias e histórias.

Na visão de Márcia, a filosofia é mais que uma disciplina da moda, mais que um discurso culto, mais do que as teorias que tentam explicar a vida e a condição humana - é a experiência com o pensamento, com a linguagem, por meio do encontro. “Se o diálogo é urgente em tempos de crise, de insatisfação, de angústia e de guerras pelo poder, a filosofia é também urgente como seu antídoto.”

Com Márcia, Paulinas dá sequência à série de saraus previstos para este ano. Abriram a série os teólogos Maria Clara Bingemer e Fernando Altemeyer, debatendo sobre Religião e Violência; no segundo encontro, o filósofo Luis Felipe Pondé versou sobre O ser humano na visão dos filósofos. No dia 30 setembro, está previsto sarau com o filósofo, escritor e professor Mario Sergio Cortella.

Sarau Filosófico: Filosofia Hoje
Com Márcia Tiburi
Data: 26 de agosto
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório Paulinas Livraria - Rua Domingos de Morais, 660
Taxa: R$ 10,00
Informações/inscrições: Tel. (11) 5081-9330 ou promodomingos@paulinas.com.br
Convênio com o estacionamento Estapar, ao lado da livraria.
 

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados