A moral samaritana e a ética política cristã de nossos dias
Data de publicação: 17/08/2009

A maioria da população é em parte vítima e em parte espectadora da democracia. Como pedir-lhe que a ame intensamente se suas vozes e necessidades não são nossa prioridade?
A moral social cristã tem uma lógica muito razoável. E é razoável que tiremos dela consequências para uma ação política mais firme diante de nossa realidade de tantas injustiças, guerras, pobreza, violência, desamor. Para o cristão, trata-se de saber não só o que dizer, mas como pensar teológica e eticamente diante de cada problema ou experiência e como viver e atuar na justiça.
Em uma tentativa de construir uma “moral samaritana eternamente cristã por ser humana”, o professor espanhol José Ignacio Calleja Sáenz de Navarrete dá continuidade à obra Moral Samaritana I, editada no Brasil em 2006, e lança, novamente por Paulinas, o segundo volume: Moral Social Samaritana II – Fundamentos e noções de ética política cristã. Sua intenção de fundo se mantém: a misericórdia, a comoção entranhada pelas vítimas, pelos pequenos e esquecidos.
Dedica-se, agora, ao esclarecimento do conceito “política” e da sua relação com a fé cristã. A referência cristológica da ética cristã e sua verificação enquanto síntese moral, de corte moderado na maioria das vezes e de corte crítico-utópico outras, é um momento substancial da ética política destacada por Calleja. Perfaz um capítulo à parte o enfoque sobre os direitos humanos como categoria ou conceito-base da ética contemporânea no Ocidente e suas possibilidades para uma multiculturalidade crítica e, por sua vez, respeitosa da diversidade.
Segundo o autor, constituem outras tantas interpelações dessa moral política cristã a democracia, as conquistas que supõe e as ameaças de que padece; e os conflitos que suas leis propõem à consciência moral de alguns cidadãos. A desobediência civil numa democracia e a ingerência humanitária coativa, inclusive armada, em determinados contextos e como direito das vítimas ao socorro, é outro momento da reflexão. A questão dos direitos individuais e coletivos e a construção da paz, na perspectiva de suas causas e condicionamentos, constituem a preocupação que encerra este trabalho.
Título: Moral social samaritana II - Fundamentos e noções de ética política cristã
Autor: José Ignacio Calleja
Editora: Paulinas
Coleção: Ética e sociedade
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 296
Preço: R$ 39,50
Código: 515639
ISBN: 9788535624731
Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
“Filosofia hoje”. Com este tema, a filósofa Márcia Tiburi vai comandar o terceiro Sarau de Paulinas, no próximo dia 26 de agosto, das 19h às 21h, no Auditório de Paulinas Livraria (Rua Domingos de Morais, 660 - ao lado do metrô Ana Rosa). O encontro terá início com recitações de poesias e histórias.
Na visão de Márcia, a filosofia é mais que uma disciplina da moda, mais que um discurso culto, mais do que as teorias que tentam explicar a vida e a condição humana - é a experiência com o pensamento, com a linguagem, por meio do encontro. “Se o diálogo é urgente em tempos de crise, de insatisfação, de angústia e de guerras pelo poder, a filosofia é também urgente como seu antídoto.”
Com Márcia, Paulinas dá sequência à série de saraus previstos para este ano. Abriram a série os teólogos Maria Clara Bingemer e Fernando Altemeyer, debatendo sobre Religião e Violência; no segundo encontro, o filósofo Luis Felipe Pondé versou sobre O ser humano na visão dos filósofos. No dia 30 setembro, está previsto sarau com o filósofo, escritor e professor Mario Sergio Cortella.
Sarau Filosófico: Filosofia Hoje
Com Márcia Tiburi
Data: 26 de agosto
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório Paulinas Livraria - Rua Domingos de Morais, 660
Taxa: R$ 10,00
Informações/inscrições: Tel. (11) 5081-9330 ou promodomingos@paulinas.com.br
Convênio com o estacionamento Estapar, ao lado da livraria.
Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br
Fonte:
Paulinas
Postado por:
Administrador