BUSCA

Desafios e olhares múltiplos sobre a fé na metrópole

Data de publicação: 22/07/2009

imprimir

Trailer



Enquanto comunhão, a Igreja não pode se realizar senão descendo ao interior do mundo, aos porões da humanidade; não pode se retirar do mundo, muito menos buscar um Deus fora dele.

O mundo está se tornando cada vez mais urbano. No Brasil, mais de 80% da população vive nas grandes cidades, uma realidade que desafia as autoridades a pensar nas futuras gerações. A metrópole expõe de modo extremamente concreto as precariedades humanas, expõe aos olhos da história as falências do que o projeto burguês prometeu e não cumpriu. Seu espaço confronta a liberdade e os determinismos, a cidadania e a anticidadania, a fartura e a miséria – em duas palavras: a vida e a morte.

A fé cristã constituída sobre a ideia do futuro realizada em Jesus Cristo terá algo a dizer sobre esse futuro que parece estar sem saídas e estar definitivamente trancado na configuração sociocultural urbana? Esta obra, parceria de Paulinas com a Editora da PUC-SP (Educ), chega justamente para, em um esforço coletivo, pensar a grande cidade de modo multidisciplinar e interdisciplinar, refletindo sobre as expressões da fé na metrópole contemporânea. Com suas virtualidades e vícios, a cidade de São Paulo é o cenário dos artigos, organizados por Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos.

Megalópole mundial de gritantes contradições, São Paulo oferece as interrogações e os desafios aqui descritos e analisados, mas também estimula a busca de saídas mais coerentes, seja do poder público, seja das religiões organizadas. Contudo, essas reflexões vão além e pensam a vida metropolitana em geral, com sua religiosidade plural, em vista da realidade presente e futura. O livro tem três momentos: o primeiro fornece uma visão da presença da religião na metrópole, expondo sua identidade e processos; em seguida, buscam-se parâmetros para a convivência civilizada e cidadã nesse contexto, expondo referências éticas a partir da filosofia e da teologia; finalmente, são delineados alguns desafios para a religião e, em particular, para o cristianismo urbano.


Título: A fé na metrópole - Desafios e olhares múltiplos
Orgs: Afonso Maria Ligorio Soares e João Décio Passos
Editoras: Paulinas e Educ
Coleção: Religião e Universidade
Formato: 16,5 x 24,0
Págs.: 416
Preço: R$ 47,30
Código: 515205
ISBN: 9788535624212

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados