BUSCA

Uma pastoral em diálogo com o nosso tempo

Data de publicação: 01/07/2009

imprimir

Trailer



Em marcha acelerada, o mundo exige dos cristãos católicos respostas imediatas e revestidas de conteúdo, ético e compromisso social. A Pascom constitui-se em meio-fim para essas respostas.

Tido antes da década de 80 como um sujeito totalmente à mercê do impacto dos sistemas de informação, o receptor/usuário dos sistemas de comunicação é visto hoje como autônomo e em condições de eleger com quem dialogar e de manejar o próprio ecossistema comunicativo. De uma forma ou de outra, esse ‘consumidor de mensagens’, desde a mais tenra idade, passa a ser um produtor de informação, graças ao cada vez mais fácil e barato acesso aos recursos técnicos. E a única forma de estar com ele se dá pelo diálogo.

Mas o que é a Pastoral da Comunicação se não a busca do diálogo, seja na família, no grupo de trabalho, de cultura ou lazer, na paróquia? Para tratar da nova realidade que o avanço tecnológico, especialmente com a chegada da Internet, e a pós modernidade impuseram à Pastoral, Élide Maria Fogolari e Rosane da Silva Borges escreveram Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação, mais um lançamento de Paulinas.

Resultado de experiências, estudos e reflexões sobre a ação pastoral e o seu irrecusável papel de fazer da comunicação nexo prioritário para o anúncio do Evangelho e para a renovação da Igreja, o livro oferece diretrizes e orientações de como organizar a Pastoral da Comunicação nos âmbitos nacional, regional, diocesano e paroquial e em suas várias dimensões - humana e técnica, teórica e prática. A idéia das autoras é que se chegue a uma pastoral apta a interpretar o tempo presente e a encontrar os caminhos para uma comunicação do Evangelho segundo as linguagens e a sensibilidade do homem contemporâneo.

Élide e Rosane apresentam a Pastoral da Comunicação de forma orgânica, no contexto da estrutura da comunidade eclesial, e não a partir do simulacro do marketing individual. Coerente com a caminhada na década de 80, o texto incorpora justamente o frescor dos estudos da comunicação, que apontam para a importância de considerar a comunidade como o ecossistema comunicativo a ser trabalhado e evangelizado, para que ela mesma se torne produtora de uma nova mensagem, sempre acolhedora da vida e da luminosa presença do Mestre.

 
Título: Novas fronteiras da Pastoral da Comunicação - Diretrizes e propostas de atuação
Autoras: Élide Mª. Fogolari e Rosane da Silva Borges
Coleção: Pascom / Editora Paulinas
Formato: 13,5 x 20,0
112 págs.
Preço: R$ 13,20
Código: 515370
ISBN: 9788535624434

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

Amoris Laetitia em questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais
Amoris Laetitia é Exortação pós-sinodal escrita pelo papa Francisco que aborda o amor em família e é analisada por especialistas neste livro organizado por Leonardo Agostini Fernandes.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados