BUSCA

Por um gestor de Comunicação mais compromissado com a sociedade e a cultura nosso tempo

Data de publicação: 23/06/2009

imprimir

Trailer



Eis uma proposta para se formar um gestor de comunicação capaz de se distanciar do deslumbramento tecnológico para ver além das tecnologias concretas e para perceber a tecnicidade social homegeneizante de hoje.

Por que e para que é necessário um novo profissional da comunicação? Esta dupla pergunta implícita subjaz ao longo dos capítulos do livro Gestão e Comunicação - Epistemologia e pesquisa teórica, organizado pelas professoras Maria Aparecida Baccega e Maria Cristina Castilho Costa, e lançado por Paulinas Editora. De maneira conjunta e em uma tentativa séria no caminho dessa necessária e urgente “refundação” do campo acadêmico da Comunicação, pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) se deram à tarefa de refletir crítica, ordenada e criativamente sobre esse campo, que vai se tornando não crítico, desordenado e redundante. A resposta chega, assim, de diversos ângulos. Os primeiros capítulos enfatizam os porquês do surgimento desse novo perfil; em seguida, sublinham alguns “para quê” e “como” da formação desse gestor de processos comunicacionais.

O grupo descreve as características desse novo profissional: um gestor da comunicação, que, nas palavras do professor e pesquisador Guillermo Orozco Gómez, “se libere do deslumbramento tecnológico para ver além das tecnologias concretas; que seja capaz de construir um compromisso não meramente instrumental, e sim político-cultural e educativo com a sociedade, com a comunicação e a cultura de seu tempo; que não se forme em áreas de estudos compartimentadas, fragmentadas, que obedecem aos imperativos da eficiência mercantil, mas formado em convergências, em cruzamentos disciplinares e metodológicos, reflexivo e analítico, capaz de integrar, avaliar e, sobretudo, fundamentar suas ações na sociedade e a partir dela”.

Além das propostas e discussões particulares que arejam o pensamento comunicacional, a obra constitui uma aposta na mudança, fortalecendo a convicção de que é possível consegui-la, já que desenha rotas críticas por meio das quais se vai fazendo a realidade. A mudança proposta supõe rupturas epistemológicas, teóricas e metodológiccas, sobretudo em três intersecções: comunicação-política, comunicação-cultura e comunicação-educação. Por sua relevância multidisciplinar, o livro é recomendado para profissionais e acadêmicos das Ciências da Comunicação em geral, com ênfase em linguagem e educação, e leitura complementar a várias disciplinas da área comunicacional.


Título: Gestão da Comunicação - Epistemologia e pesquisa teórica
Orgs.: Maria Aparecida Baccega e Maria Cristina Castilho Costa
Coleção: Comunicação & Cultura
Págs.: 224
Preço: R$ 29,00
Código: 514896
ISBN: 9788535624472

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados