BUSCA

Religião e consciência planetária - tudo a ver

Data de publicação: 09/06/2009

imprimir

Trailer



É o amor pela natureza, o amor pelas outras pessoas e o amor a si mesmo que funda os processos de consciência planetária.

Propaga-se em âmbito mundial um conjunto de idéias, valores e projetos que vem sendo chamado de consciência planetária. Embora ainda em estado nascente se comparada aos sistemas clássicos de pensamento, essa “consciência” prenuncia a superação da racionalidade instrumental hoje tão criticada e deixa a humanidade como apenas mais um componente da grande comunidade de vida da Terra, forçando-a a rever os fundamentos do sistema produtivista/consumista que a mantém, em nome de um novo sentido de independência global e de responsabilidade universal.

Como nunca antes na história, o destino comum e a urgência de se encontrar soluções para os graves problemas ambientais nos conclamam a um novo começo, a uma renovação, a uma mudança na mente e no coração. Para tanto, temos que nos comprometer a adotar e promover os valores e objetivos da Carta da Terra, apontada como melhor expressão da consciência planetária. Fruto de pesquisa sobre o tema, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Minas, com a colaboração de outros pesquisadores convidados, a obra Consciência planetária e religião - Desafios para o século XXI, editada por Paulinas, aborda a consciência planetária pelo viés da religião.

Os especialistas versam sobre a questão ecológica e seu desenvolvimento no plano do pensamento, dos movimentos e das políticas sociais. Desenvolvem uma reflexão filosófica sobre as formas de consciência, dando à religião um lugar central no estudo, apontando sob que condições os movimentos sociais - que hoje propõem novas formas de pensar e de agir para garantir a vida no planeta - podem contar com o apoio das tradições religiosas. A consciência planetária aparece como um desafio às teologias da libertação e da criação, como ponto de onde se vê melhor a ideologização da religião e de onde se descortina uma nova espiritualidade.

Consciência planetária e religião - Desafios para o século XXI
Orgs.: Pedro A. Ribeiro de Oliveira e José Carlos Aguiar de Souza
Coleção: Estudos da Religião
Editora: Paulinas
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 240
Preço: R$ 34,50
ISBN: 9788535624465
Código: 515400

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados