BUSCA

Entrelaçar saberes para compreender a realidade

Data de publicação: 01/06/2009

imprimir

Trailer



Precisamos redescobrir a grande sabedoria que move tudo, mantendo a harmonia de todo universo, e que se revela de mil maneiras na natureza e no cotidiano de nossa vida.

A partir do trinômio Fé Ciência Transdisciplinaridade, o 1º Simpósio Internacional de Teologia da PUC Rio, realizado no primeiro trimestre de 2008, deixou clara a necessidade de se construir uma nova casa para a Teologia. Com uma sistematizada e profunda reflexão sobre as oportunidades colocadas à vivência da fé em sua relação com a ciência, o livro A teia do conhecimento - Fé, ciência e transdisciplinaridade, resultado do encontro, é uma mostra de como esse desafio vem sendo enfrentado.

Nos textos organizados pelos teólogos Ana Maria Tepedino e Alessandro Rodrigues Rocha, os especialistas deixam clara a preocupação em criar canais de diálogo com a cultura contemporânea, em estabelecer espaços de debate na abordagem, na linguagem, nas temáticas, na epistemologia do conhecimento e no diálogo com as demais ciências. No encontro, experimentaram uma nova aproximação para uma busca conjunta de pistas para a crise de sentido da cultura ocidental, através do diálogo sem preconceitos, num mútuo reconhecimento das diferenças e das possíveis semelhanças entre os distintos saberes.

A tendência monocêntrica, característica mais marcante nesta pós-modernidade, é gradativamente substituída por perspectivas policêntricas, em que as várias disciplinas bailam juntas numa dinâmica relacional. Entre as novas imagens que surgem para retratar a realidade está a teia. Nela, a superação de certa pretensão de superioridade que algumas disciplinas nutriam ao longo dos séculos que formam a Modernidade cede espaço a outras formas de representação do real.

Nessa articulação entre as ciências, identidade e relação se conjugam, se reclamam, se complementam na construção de outra abordagem compreensiva acerca do existente, como uma teia, que se inicia a partir da ligação de um fio forte e flexível entre duas extremidades seguras e, a partir daí, ganha a forma e beleza de uma tapeçaria. Identidade disciplinar e relacionalidade entre as várias disciplinas se conjugam para formar um tecido epistemológico, em que a realidade é seduzida e capturada.

 
Título: A teia do conhecimento - Fé, ciência e transdisciplinaridade
Orgs.: Ana Maria Tepedino e Alessandro Rocha
Coleção: Estudos da Religião
Formato: 15,5 x 23,0
Pág.: 304 / Preço: R$ 49,50
Código: 515230/ ISBN: 9788535624274

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados