BUSCA

A TL, Knitter e o diálogo inter-religioso necessário à Paz

Data de publicação: 13/01/2012

imprimir

Trailer



O conteúdo do diálogo deve incluir o sofrimento e as necessidades da população mundial.

A injustiça é o material combustível que alimenta os focos da violência. Mas a religião, não raro, é o fósforo que ateia esse fogo. A obra Pluralismo religioso e sofrimento eco-humano, do teólogo Albert Moliner, nos interpela a questionar sobre por que é tão simples que as religiões sejam exploradas para fomentar a violência e o ódio. Adverte que não basta aos crentes religiosos lamentar este fato como um abuso de sua fé; devem, sim, mostrar ativamente que a religião deveria e pode ser um instrumento de paz. E isso só será possível por meio de um diálogo honesto, globalmente responsável e cooperador entre as religiões do mundo.

O texto de Moliner é originalmente uma dissertação teológica cujo objetivo era estudar se a contribuição de Knitter ao debate inter-religioso realmente seguia a metodologia própria da Teologia da Libertação (TL) e, a partir daí, constatar a funcionalidade dessa metodologia para estabelecer uma comunicação inter-religiosa. Moliner divide o estudo em dois grandes pontos: primeiro, concretiza os procedimentos da TL; em seguida, detém-se na análise da genuína contribuição de Paul Knitter à Teologia das Religiões.

O autor adverte que as religiões têm uma responsabilidade de responder às necessidades mundiais provocadas pelo sofrimento eco-humano, e que o modelo de diálogo correlacional e globalmente responsável proposto por Knitter não só é viável como imperativo. Destaca os fundamentos teológicos desse modelo a partir das fontes da teologia: a experiência humana contemporânea, medida por um contexto histórico-cultural, e a tradição cristã formulada no NT e traduzida pelos ensinamentos e práticas cristãs. Apelando às duas fontes, tenta demonstrar que esse modelo, capaz de configurar uma teologia das religiões, é adequado às realidades presentes e apropriado e coerente com o testemunho cristão.

Título: Pluralismo religioso e sofrimento eco-humano - A contribuição de Paul F. Knitter para o diálogo inter-religioso
Autor: Albert Moliner
Editora: Paulinas
Coleção: Questões em debate
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 272
Código: 517577
Preço: R$35,80

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados