BUSCA

Violência em nome de Deus. Uma reflexão em busca da Paz

Data de publicação: 24/04/2009

imprimir

Trailer



"A irracionalidade da violência sempre volta para quem a pratica".
Maria Clara Bingemer

Guerras, verdades e mentiras, a falsa paz em nome de Deus. É possível discutir um assunto tão sério de forma atraente e ao mesmo tempo descontraída? Paulinas Editora mostrou que sim ao realizar na noite do dia 23 de abril, o Sarau Teológico com o tema "Religião e Violência", um bate-papo com os teólogos Maria Clara Bingemer e Fernando Altemeyer.

Os convidados, católicos, leigos e protestantes, foram recepcionados ao som do violão e envolvidos por poesias recitadas pela contadora Leila Terra que, abriu o evento com uma história de guerra e paz entre cristãos e muçulmanos.

Fernando Altemeyer deu início às suas reflexões lembrando o personagem bíblico Jonas. Altemeyer o apresentou como um homem desobediente a Deus, que sempre quis manipular os acontecimentos em sua vida. “Jonas viveu uma saga, ele fez tudo para desfazer a vontade de Deus, uma bela parábola para os dias de hoje”, diz o teólogo. O perigo das religiões como donas da verdade também foi assunto para Fernando. “Isso é utopia, causa conflitos, a mesma água serve todas as religiões”, conclui.

A teóloga Maria Clara trouxe nomes que são referências quando se fala em paz, Dom Helder Câmara, Papa João Paulo II e Dalai Lama. “O Papa João Paulo II pediu perdão pelas vezes que a igreja usou de violência no mundo, Dom Helder foi um apóstolo da não violência ativa, e Dalai Lama está à frente do budismo, este que, não tem casos de violência em sua história”, disse Maria Clara.

Por fim, os participantes fizeram perguntas e compartilharam casos sobre o tema.



Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Natal, Deus conosco - Canções Celebrativas
As canções do álbum “Natal, Deus conosco” querem anunciar a mesma mensagem porque o Natal não mudou. Jesus é a novidade de hoje e será a de sempre.

Padre Agnaldo José lança single em honra ao Doce Coração de Maria
Com participação de Fátima Souza, a composição de Pe. Agnaldo José e Pe. Paulo Sérgio de Souza homenageia a primeira discípula do Senhor. Com ela, aprendemos a cantar o Magnificat em louvor aos feitos de Deus em nossas vidas.

Catequese em família com Padre Zezinho, scj
Resumo: A série “Catequese em Família”, com uma linguagem didática e objetiva, aborda situações concretas do cotidiano dos casais e filhos. As inspirações desta primeira temporada partem do livro “Amores que deram certo”.

Antônio Cardoso lança single sobre a conscientização a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.
O cantor Antônio Cardoso acaba de lançar o single “Sob a luz dos mártires da fé (Um pacto pela Amazônia)” inspirado nesse compromisso solene e na missão de levar, através da música, à conscientização sobre a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.

Nos passos de Santa Cecília e o encontro do " Vinil ao Digital".
Por ocasião do dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, vamos refletir sobre a música cristã e o seu relevante papel na liturgia e atividades pastorais.Confira também como foi o encontro do “Vinil ao Digital”.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados