BUSCA

Em noite fria, debate quente!

Data de publicação: 17/04/2009

imprimir

Trailer



Em busca de compreensão e de diálogo e de mais espaço nas agendas dos estudiosos, protestantismo brasileiro é tema de mesa redonda que reuniu religiosos, leigos e protestantes.

Sem o intuito de discutir a fé protestante do ponto de vista de sua imposição sobre outras expressões religiosas ou muito menos pretender adesão a ela, o debate promovido por Paulinas na noite fria de 16 de abril, em seu auditório da Vila Mariana, foi acalorado. A mesa redonda foi coordenada por João Cesário Leonel Ferreira, doutor em Teoria e História Literária, e Lídice Meyer Pinto Ribeiro, doutora em Antropologia Social, além do convidado Adailton Maciel Augusto, doutor em Ciências da Religião.

Na presença de católicos (padres, freiras e leigos) e protestantes, as discussões tiveram como ponto de partida o livro Novas perspectivas do protestantismo brasileiro, lançamento de Paulinas Editora em parceria com a Fonte Editorial. Na obra, onze autores questionam por que esse universo já tão pluralizado permanece em uma espécie de limbo nas agendas dos estudiosos.

João Cesário, um dos organizadores da obra, abriu a noite justificando o oportuno e mais atento olhar sobre o protestantismo histórico, uma vez que muitas são as denominações que se dizem protestantes nos dias de hoje. E fez uma breve explanação sobre o capítulo de sua autoria na obra: “História da leitura e protestantismo brasileiro: pastores presbiterianos como leitores”.

Lídice Meyer, por sua vez, enriqueceu o debate ao expor “Protestantismo rural: um protestantismo genuinamente brasileiro”, um assunto novo, embora antigo. Adailton Maciel fechou o encontro com uma espécie de lição de casa para o meio acadêmico ao citar algumas ‘inquietações’ que merecem ser debatidas mais profundamente, entre elas ecumenismo, bioética, religiões de ascendência africanas e indígenas, mercantilização do sagrado, mídias digitais e nova era.
 

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Pelo Sangue de Jesus: o novo single de Marília Mello
Com uma letra e melodia forte, o novo single de Marília Mello, "Pelo Sangue de Jesus", leva uma experiência profunda com Cristo, que derramou Seu sangue para salvar o mundo.

“Live de aniversário”: Pe. Zezinho, scj, e convidados se encontrarão para celebrar os 79 anos do sacerdote
No dia 07/06, às 16h, uma transmissão pelo canal do YouTube do religioso e TV Evangelizar vai comemorar o dom da vida do religioso dehoniano.

“Basta-me a tua graça”: o novo álbum com textos em canção do apóstolo Paulo
Em forma de canção, os escritos de São Paulo expressos em 14 refrãos orantes. Com textos simples, curtos, fáceis de memorizar e melodias orantes e intuitivas, o álbum ajuda a rezar em qualquer lugar e situação e é voltado ainda a momentos vocacionais.

Dr. Silvio Bromberg explica o câncer de mama de forma clara e precisa
Silvio Bromberg é um dos mais conhecidos mastologistas do Brasil, e seu trabalho no tratamento do câncer de mama leva em conta o acolhimento e a abordagem direta. Em breve, lançará um livro sobre o assunto por Paulinas.

Paulinas tem dois livros selecionados para o catálogo da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha
A Paulinas Editora participa do catálogo organizado pela FNLIJ para a a Paulinas Editora participa do catálogo, organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a Feira do Livro de Bolonha, na Itália.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados