BUSCA

Família e escola: juntas na prevenção das dependências

Data de publicação: 16/01/2012

imprimir

Trailer



O autor é taxativo: a melhor forma de educar é dar bons exemplos.

Tratar um vício e suas consequências é possível, mas exige alto empenho pessoal e financeiro. Muitas substâncias podem transformar-se em situações de risco para os adolescentes: cigarro, álcool, drogas ilícitas e até mesmo medicamentos atuam quimicamente sobre o cérebro, afetando o psiquismo, a atividade mental, o comportamento, a percepção. A partir da tese de que ‘é melhor prevenir do que remediar’, especialista em pedagogia e bioética, Antonello Vanni lança por Paulinas a obra Adolescentes entre dependências e liberdade - Manual de prevenção para pais e educadores.

Com muitas referências e fundamentação em pesquisas recentes, o autor é firme nas suas afirmações e na descrição das consequências psicofísicas do consumo de substâncias lícitas ou ilícitas, bem como do uso imoderado da tecnologia. Recheado de conselhos e sugestões para a implantação de programas eficientes de prevenção, o texto traz dicas que ajudam os responsáveis a perceberem se há algo errado com os adolescentes e a enfrentarem as dificuldades de comunicação entre as gerações e os dilemas de conciliar responsabilidade e liberdade, a lidar com a influência de outras forças e pessoas. Vanni relembra sempre que a melhor forma de educar é através de bons exemplos.

Ao final, o livro traz referências, nacionais e do exterior, de diversos serviços de informação e assistência na área de combate e tratamento de dependência. Os testemunhos de pais e educadores que já tiveram a oportunidade de ler o livro no idioma original classificam-no como excelente, “repleto de conselhos úteis e de detalhes técnicos, com soluções e conselhos práticos, um texto acessível a qualquer leitor, que evidencia a importância da família e da escola na prevenção das dependências”.

Título: Adolescentes entre dependências e liberdade - Manual de prevenção para pais e educadores
Autor: Antonello Vanni
Editora: Paulinas
Coleção: Psicologia familiar
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 312
Cód.: 519197
Preço: R$ 28,00


Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados