BUSCA

Por uma teologia mais comprometida com nossa cultura

Data de publicação: 17/01/2012

imprimir

Trailer



Os professores defendem o diálogo com as demais ciências numa atitude respeitosa e de busca cooperativa da verdade.

O horizonte cultural nos qual estamos mergulhados pede à Teologia uma missão cada vez mais comprometida com o ideal de ser humano, cuja inspiração maior nos vem da Escritura. No decorrer da obra Teologia da criação e marcos do magistério de Bento XVI - Por uma autêntica maturidade eclesial, grupo de especialistas procura inserir as tarefas da Teologia em nossos dias, entre elas, a de discernir os caminhos que o Espírito Santo nos vai apontando ao longo da história.

Os textos, organizados pelos teólogos Elza Helena de Abreu e Ronaldo Zacharias, são divididos em três grandes blocos: A criação de Deus compõe a unidade temática do primeiro. Certos de que o “Espírito agita as águas” (Gn 1,2), os autores nos ajudam a compreender o significado da criação e, assim, a renovar nossa profissão de fé e a celebrar e cooperar com o Deus criador, que, por meio do seu Espírito, quer nos conduzir do sofrimento à esperança.

O Magistério de Bento XVI compõe o núcleo do segundo bloco. Fazendo memória do seu ensinamento, os autores revelam tanto a profecia quanto a ousadia de tal Magistério. No terceiro bloco, discutem a relação entre formação e Teologia, os desafios existenciais e ministeriais e apontam indicações sobre a tarefa hermenêutica da Teologia para uma Igreja continuamente desafiada a deixar de se autocontemplar e a abrir-se à reciprocidade.

Pela riqueza do conteúdo, pela diversificada formação dos autores e pela novidade de sua abordagem, esta obra, segundo volume da coleção Teologia, Interdisciplinaridade e Sociedade, publicado por Paulinas em parceria com o Instituto Pio XI, constitui fonte de pesquisa e de reflexão indispensável para todos os que desejam aprofundar essa temática.

Título: Teologia da Criação e marcos do magistério de Bento XVI - Por uma autêntica maturidade eclesial
Orgs.: Elza Helena de Abreu e Ronaldo Zacharias
Editora: Paulinas (Parceria: Unisal)
Coleção: Teologia, Interdisciplinaridade e Sociedade
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 272
Código: 520187
Preço: R$ 28,40

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados