BUSCA

Educação transpessoal - Um novo jeito de educar a partir da interioridade

Data de publicação: 16/12/2008

imprimir

Trailer



Educar é soprar novamente o hálito do espírito sobre quem havia adormecido na noite do não-sentido, afinal, no seu âmago mais profundo cada ser humano possui a capacidade de se auto-revelar, condição sem a qual não se chega a conhecer quem se é.

A essência humana precisa encontrar seu lugar no universo. O brilho da humanidade precisa ser recuperado e o que é essencial, voltar ao seu lugar. Estamos continuamente diante de fachos reluzentes. Não importa quem é, como vive, o que pensa, o que fez ou o que decidiu para si: onde há um ser humano há uma luz a ser cuidada, um afeto a ser curado, um corpo a ser identificado. Isso é educar. É re-despertar a dignidade humana presente em cada ser, muitas vezes esquecida pela nossa sociedade de hoje.

Em Educação Transpessoal - Um novo jeito de educar a partir da interioridade, o filósofo Jorge Trevisol propõe um jeito diferente de ensinar: a partir de dentro, da consciência do profundo, das motivações internas, do sagrado que habita o coração de todo ser humano. Sua obra, lançada por Paulinas Editora, quer proporcionar uma reflexão sobre a humanidade em alguns de seus fenômenos atuais, no intuito de ajudar as pessoas em geral, e os educadores e cuidadores em especial, a aprofundar o sentido de suas vidas, cuidando do ser humano a partir de uma nova visão que se baseie nas descobertas da física moderna, no modelo holográfico, no conceito de campos morfogênicos da biologia e na noção de evolução da consciência proposta por Teilhard de Chardin.

O campo científico apontado, portanto, é o da psicologia transpessoal e da educação transdisciplinar, no sentido de que educar é despertar a consciência individual e saudável, é o sujeito plenamente conectado com seu interior. Assim, será possível a cada um conhecer a sua essência, adentrar nela e encantar-se por ela, para então amá-la e cuidá-la também em cada pessoa, no desejo de reaprender a estar em contato consigo mesmo e conhecer o próprio mistério.

Trevisol parte do princípio de que todo ser humano possui a capacidade de se auto-revelar, que é condição para conhecer a si mesmo e alcançar a serenidade no contato com a própria interioridade, leva a um aumento da capacidade de tolerância e compaixão, facilita alegrar-se com o que é simples e menor e torna-se presença atenta em cada momento da vida.

A sociedade mecanicista e fragmentada afastou o ser humano de seu centro e produziu doenças que nada mais são do que uma espécie de saudade de uma vida mais próxima de sua essência. Diante do desejo de retorno a esse centro – que hoje se verifica –, o melhor caminho parece ser o de uma educação abrangente, transpessoal, transdisciplinar e transcendente, e de uma saúde que leve em conta a plenitude do ser humano como sujeito físico, emocional e espiritual. É preciso, antes, esclarecer os próprios educadores e cuidadores, que, na verdade, são os primeiros a sentir a necessidade de uma nova educação e de um novo conceito de saúde.

A obra faz parte da coleção Viver como protagonista, que tem por objetivo ajudar as pessoas a se relacionar com seu mundo interior e com a realidade externa, a buscar valores de referência mais sólidos, para que se tornem protagonistas do nosso tempo e promovam uma humanidade melhor.


Título: Educação transpessoal - Um jeito de educar a partir da interioridade
Autor: Jorge Trevisol
Editora: Paulinas
Coleção: Viver como protagonista
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 208
Preço: R$ 23,80
Código: 514306
ISBN: 9788535623147

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados