BUSCA

Violência e diálogo das religiões

Data de publicação: 14/10/2008

imprimir

Trailer



A propaganda do sistema ocidental afirma que a paz será produto do progresso, mas este, entendido de forma capitalista, tornou-se ditadura e morte para milhões e milhões de pessoas.

Nascemos da dura seleção natural, e dela conservamos o impulso de viver à custa de espécies ou grupos menos fortes. Crescemos na discórdia e na guerra, espalhando-nos triunfantes pelo mundo. Não há mais ninguém que possa nos matar - nem na terra nem nos astros. Porém, podemos destruir e matar a nós mesmos. Por outro lado, as religiões, que trazem em suas entranhas um anseio de reconciliação universal, muitas vezes continuam como portadoras de conflitos e discórdias.

O livro "Violência e Diálogo das religiões - um projeto de paz" é a síntese de vinte e cinco anos de reflexões do filósofo e teólogo Xabier Pikaza sobre o tema das religiões e da guerra. O que ele quer, nesta obra, é oferecer uma proposta prática de paz, uma alternativa forte de Evangelho que sacuda a consciência adormecida de homens e mulheres que se dizem religiosos, mas toleram a violência como estratégia.

O livro tem dois eixos: O primeiro é o estudo da paz e da violência como realidades específicas do ser humano, como se observa no decurso da evolução das espécies e por toda a história da humanidade até a época recente. O segundo eixo é constituído pelo estudo das religiões, não em si mesmas, mas em sua relação com a violência e a busca da paz. Nesta linha , quis estudá-las com algum detalhe, reinterpretando seu risco a partir de nossa situação de desconcerto e loucura capitalista e/ou terrorista, elaborando neste tempo, especialmente para os cristãos, um projeto de paz religiosa e humana. "A natureza (ou Deus) nos ofereceu a vida, e nós, homens, continuamos arriscando modelá-la e avançar com ela, embora corramos o risco de rompê-la e de romper-nos."

Depois de apresentar a história humana como uma espiral de violência, Pikaza analisa a tradição israelita e o judaísmo como paradigmas de violência e paz extrema, e procura mostrar que os monoteísmos cristão e islâmico se apresentam como caminhos de paz, embora possam levar a formas de extrema violência capitalista ou fundamentalista. Passa então em revista as religiões orientais (taoísmo, hinduísmo, budismo), que oferecem um contraponto de mística e mistério que pode nos ajudar a vencer os desafios e os problemas do capitalismo global que nos domina e que pode ser entendido como ditadura e morte para milhões de pessoas. Conclui retomando os temas anteriores num projeto de paz universal, inspirado na tradição judaico-cristã.


Título: Violência e Diálogo das Religiões - Um projeto de paz
Autor: Xabier Pikaza
Editora: Paulinas
Formato: 13,5 x 21,0
Páginas: 232
Preço: R$ 21,90
Código: 513016
ISBN: 9788535621570

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados