BUSCA

Folclore: patrimônio brasileiro pra divulgar pro mundo inteiro

Data de publicação: 01/10/2008

imprimir

Trailer



Um espantalho de branco,
Como alma penada,
Vem espiar da janela
Se sua cama está molhada.

A dupla Zé Fragoso e Chico Simas continua fazendo história, quer dizer, contando histórias que encantam, assustam, deliciam - histórias bem brasileiras -, renovando antigas tradições de nosso folclore, aliando versos singelos, econômicos e bem construídos a ilustrações engraçadas e caricaturais de grande beleza.

Agora, carregando ferradura e dentes de alho, um pé de coelho e uma figa no retrovisor e, na mala, ferramentas, se der algum escangalho, eles viajam de caminhão de Porto Alegre a Teresina para cantar (bem mal) em Papa-figo e outras lendas do Brasil contos de animais e seres fantásticos pouco conhecidos da grande maioria dos brasileiros, quer dizer, conhecidos apenas em alguns lugares desse Brasilzão.

Desta feita, são construções ficcionais mais rústicas do que as tão populares lendas do Saci-Pererê ou do Curupira, por exemplo, e que ainda guardam os recursos originais que as inspiraram. A maior parte tinha por alvo as crianças e visava educá-las a respeitar pai e mãe, não mentir, não roubar, não fazer xixi na cama, etc. A estratégia pedagógica adotada era a de assustar as crianças com algum perigo imaginário em que incorreriam se não obedecessem. Nesse sentido, a dupla apresenta As Amazonas (e o Muiraquitã), Sapo-Aru, Mapinguari, Uirapuru, Cabeça-de-cuia, Papa-Figo, Anhangá, Romãozinho, Porca dos 7 leitões, Diabinho da garrafa (Famaliá), Mão-de-cabelo, Gralha Azul.

Como fez com as histórias narradas no livro 13 Lendas Brasileiras, também publicado por Paulinas, o escritor Mario Bag montou a narrativa em versos, assinalada por rimas e linguagem regional. Assim, empresta-lhes um sabor mais popular e sintético, produzindo imagens fáceis de guardar na memória. Ao texto se une um conjunto de imagens impressionantes, fantasmagóricas. Valendo-se de recursos da estética popular, o autor produz construções arrojadas e de grande força plástica e poética, que ajudam a resgatar a literatura da oralidade, com características marcantes do imaginário popular.

Assim, fica claro que Bag andou muito pelo Brasil e se misturou com o povo nas noites de lua cheia em volta do fogo para poder narrar essas lendas e 'causos' populares. Mas, também, é evidente que ele é um estudioso aplicado de um dos maiores folcloristas do Brasil, Câmara Cascudo. Porque tamanha imaginação só entrando na mata ou nos livros daqueles que reconhecem e dão valor à riqueza da memória popular do folclore brasileiro.


Título: Papa-figo e outras lendas do Brasil
Autor/ilustrador: Mario Bag
Editora: Paulinas
Coleção: Mito & Magia
Formato: 19,5 x 27,0
Páginas: 32
Preço: R$ 17,80
Código: 513857
ISBN: 9788535622614

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

Mês da Bíblia na Paulinas
Ser amigo da Palavra é levar a Palavra de Deus a mais e mais pessoas. É presentear com uma Bíblia em todas as ocasiões. É ler a Bíblia para outras pessoas. Ser amigo da Palavra também é viver de acordo com os ensinamentos do Evangelho.

Troféu Louvemos o Senhor - Indicados Paulinas-COMEP
Mais uma edição do maior prêmio da música católica no Brasil acontecerá neste ano. No dia 30 de setembro, o público conhecerá os vencedores do Troféu Louvemos o Senhor e, no último dia 03 agosto, foi divulgada a lista dos indicados.

Pelo Sangue de Jesus: o novo single de Marília Mello
Com uma letra e melodia forte, o novo single de Marília Mello, "Pelo Sangue de Jesus", leva uma experiência profunda com Cristo, que derramou Seu sangue para salvar o mundo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados