Bem-aventuranças: os segredos do coração de Deus para os dias de ontem e de hoje
Data de publicação: 24/09/2008

Geralmente vemos as bem-aventuranças equivocadamente, como um código moral que nos revela o pecado. Não as vemos como anúncio de felicidade...
Como foram ouvidas pelos contemporâneos as palavras de Jesus no Sermão da Montanha e como as mesmas são ouvidas hoje? A partir dos dados objetivos da Escritura, interpretando a palavra makarios, pouco clara na sua tradução como bem-aventurança ou felicidade, Irmã Dolores Aleixandre escreve Bem-aventurado sois... Memória de duas discípulas, mais um lançamento de Paulinas Editora.
A reflexão se desenvolve a partir de duas discípulas: Os contemporâneos de Jesus são representados por Hanna, uma mulher dentre as seguidoras que acompanharam e seguiram Jesus até o local da crucificação; e os nossos contemporâneos são representados por uma mulher de nome Ana (nome ocidentalizado de Hanna).
Hanna nos leva a estabelecer uma primeira relação, um primeiro impacto com as bem-aventuranças e a recriar, imaginariamente, alguns dos contextos nos quais elas nasceram. A outra discípula, Ana, vive nos dias de hoje e nos ajuda a atualizar as bem-aventuranças, a acolher essa mensagem, procurando decifrá-la, traduzi-la à linguagem dos dias de hoje, e vivê-la no contexto atual, em que estamos tão ávidos de felicidade e paz diante de um mundo tão fascinante e confuso.
Hanna e Ana vão traçando considerações sobre cada uma das sete bem-aventuranças, partindo de uma perspectiva diferente: no caso de Hanna, a relação mais ou menos direta com o homem Jesus, que despertava interesse e curiosidade de todos; e, no caso de Ana, o personagem de Jesus, Filho de Deus entre os humanos. Tanto o contraste entre as duas como a continuidade colocam em evidência a nona bem-aventurança com que conclui a autora: "Felizes os que escutam".
Em cada capítulo, e depois de "escutar a memória das duas discípulas", há sugestões para orar e aprofundar mais a respeito de cada uma das mensagens, tesouro que o Evangelho esconde e que chamamos "bem-aventuranças".
A autora - Dolores Aleixandre, religiosa do Sagrado Coração de Jesus, é professora de Escritura Sagrada na Universidade Pontifícia de Comillas, Espanha. Tornou-se muito conhecida pela originalidade de seus escritos e pela singular habilidade para explicar de maneira simples e atraente questões difíceis de serem compreendidas.
Título: Bem-aventurados sois... Memória de duas discípulas
Autora: Dolores Aleixandre
Coleção: Espiritualidade bíblica
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 112
Preço: R$ 17,80
Código: 510327
ISBN: 9788535622737
Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br
Fonte:
Paulinas
Postado por:
Administrador