BUSCA

O futuro da religião na sociedade global

Data de publicação: 16/09/2008

imprimir

Trailer



A crise de hoje é crise de pluralismo, não de valores, pois o pluralismo religioso é um desafio de todos, especialmente das culturas e religiões mais institucionalizadas e de abrangência universal.

Ninguém discute: são visíveis o deslocamento e a expansão do conceito que se tem hoje de religião. Palavras como "religião" e "sagrado", que até algumas décadas atrás, se referiam exclusivamente a determinadas instituições e práticas, hoje têm seu significado diluído e de certa forma ampliado. Muitas coisas que antigamente eram sagradas hoje não o são mais, e vice-versa. Ou seja, o conceito de sagrado está saindo de suas clássicas fronteiras e se deslocando para outras instâncias da vida pessoal e coletiva, para setores nunca imaginados antes, mas igualmente considerados sagrados, para a composição de novos campos religiosos.

Os processos de mudança no campo religioso, o surgimento de novas propostas religiosas, a perda da autoridade de diversas mediações institucionais tradicionais e o deslocamento da própria experiência subjetiva da religião mereceram análise de um grupo de especialistas e deram subsídios para a obra O futuro da religião na sociedade global - Uma perspectiva multicultural, mais um lançamento de Paulinas Editora.

Reunidos no I Congresso Internacional em Ciências da Religião, em setembro de 2007, organizado pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Universidade Católica de Goiás, os dez especialistas debateram sobre o presente e as tendências que se prospectam para o fenômeno religioso, no acelerado processo de globalização em que vivemos e, dadas as especificidades de cada ciência e de cada país ou região, procuraram compreender esse fenômeno de alcance global, proporcionando-nos um olhar multicultural para o futuro que a sociedade global reserva à religião.

Organizada pelos teólogos e professores Alberto da Silva Moreira e Irene Dias de Oliveira, a obra discute acerca do alcance e das conseqüências do processo de mudança sociocultural para a compreensão do fenômeno religioso, e pensa o surgimento de novas propostas religiosas e a reconfiguração, seja da experiência subjetiva da fé, seja do campo religioso brasileiro e mundial, inclusive sob o pano de fundo da influência continuada, ainda que mitigada, da teologia da libertação e do neopentecostalismo.

Para os autores dos artigos, a mudança da religião que se verifica em nossos dias não significa seu fim. Se, de um lado, o elemento institucional não é mais atrativo, do outro, chamam a atenção a mística, a espiritualidade e os valores pregados pela religião. O vazio religioso provocado pela crise das grandes entidades religiosas é preenchido por estes novos movimentos e pela busca pessoal dos indivíduos, que acentuam o lado místico sobre o doutrinário, o afetivo sobre o ritual, o experiencial sobre o institucional.


Organizadores
Alberto da Silva Moreira é doutor em Teologia pela Westfalische-Wilhelms-Universität de Münster, com pós-doutorado em Ciências da Religião na Faculdade de Teologia Fundamental de Barcelona, e na Nottingham-Trent-University, na Inglaterra. É também professor adjunto da Universidade Católica de Goiás, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e pesquisador do Instituto Franciscano de Antropologia da Universidade São Francisco (Bragança Paulista).

Irene Dias de Oliveira é mestre e doutora em Teologia pela Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional e graduada em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás. É também professora titular da Universidade Católica de Goiás, do curso de graduação em Teologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e membro do Centro Atabaque de Teologia e Cultura.

Título: O futuro da religião na sociedade global - Uma perspectiva multicultural
Orgs.: Alberto da Silva Moreira e Irene Dias de Oliveira
Editora: Paulinas
Coleção: Estudos da religião
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 184
Preço: R$ 19,50
Código: 514004
ISBN: 9788535622843

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados