BUSCA

Por uma liturgia mais ativa e celebrante

Data de publicação: 23/07/2008

imprimir

Trailer



"Tudo se apresenta como simbólico nas celebrações litúrgicas, já que o invisível busca tornar-se visível por meio do visível."

Como os fiéis podem participar de uma liturgia se não sabem o que está se passando em cada momento em seus vários aspectos, ou seja, teológico, bíblico, pastoral e ritual? Como vivenciar uma autêntica celebração litúrgica, evitando os subjetivismos que só empobrecem a unidade do rito e da Igreja?

Para favorecer o aspecto de povo sacerdotal, de assembléia ativa e celebrante, devota e consciente nas celebrações litúrgicas, o professor padre Bruno Carneiro Lira, osb, escreve Tempo e Canto litúrgicos, apresentando o sentido do tempo na liturgia, as influências das festas judaicas na formação do calendário cristão e o Mistério de Cristo que se desenrola ao longo do Ano Litúrgico.

O aprofundamento destes temas, segundo o autor, acompanha a reforma litúrgica, que busca passar um maior entendimento sobre o que está sendo celebrado e uma participação consciente, ativa e frutuosa dos fiéis. Assim, oferece ferramentas para se cumprir as duas dimensões da liturgia propostas pela Igreja, a "ascendente" - perfeito e consciente louvor que se presta à divindade - e a descendente - total santificação do ser humano realizada por Deus em resposta ao verdadeiro louvor.

Na primeira parte, faz uma reflexão geral sobre o sentido da liturgia e dos ritos, levando em conta evolução, realidade cósmica, como também as influências das festas judaicas na formação do Ano Litúrgico da Igreja. A segunda parte trata da celebração do Ano Litúrgico latino-romano em todas as suas fases e contextos (ciclo do Natal, ciclo da Páscoa, Tempo Comum e Santoral), e como devem ser celebradas as solenidades, festas e memórias. Na última parte, aborda os cantos como parte integrante da celebração, a importância do Hinário Litúrgico da CNBB e do Canto Gregoriano.

Estruturada na teoria de Roman Jakobson - em que os elementos constituintes da comunicação são: emissor, receptor, mensagem, canal (ou veículo) e código -, a obra revela que ruídos como barulho, texto mal escrito, liturgia desconexa com a realidade e malfeita não levam o fiel celebrante a uma comunicação autêntica com o divino e, muito menos, com os outros que celebram com ele.

Fala também da liturgia da Igreja, voltada à Trindade. Pai: bendito e adorado; Filho: por seu mistério pascal redimiu os homens e encontra-se presente sacramentalmente na Igreja; e Espírito Santo: prepara interiormente a assembléia litúrgica para seu encontro com o Cristo. É nesse cruzamento teológico-litúrgico com a realidade celebrativa que se fundamenta a presente obra.

Título: Tempo e Canto Litúrgicos
Autor: Pe. Bruno Carneiro Lira, osb
Editora: Paulinas
Páginas: 96
Preço: R$ 9,80
Código: 513911

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados